A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

5 Dias em Paris pela primeira vez

6 de outubro de 2010

Esse roteiro foi feito a pedido de alguns leitores do blog que já estão de malas prontas para Paris e outros que têm apenas o sonho em mente. Achei melhor colocar duas opções para o almoço, contemplando algo mais descontraído (piquenique ou comida de rua – atenção, isso não é pejorativo) e caprichar no jantar. Afinal, essa cidade é cheia de restaurantes magníficos que você merece conhecer. Para aqueles que não querem visitar museus – uma pessoa me pediu e não vejo problema algum nisso – sugeri, no final do post, alguns passeios em substituição. Os preços informados nas atrações são de entrada inteira para um adulto.  Os preços das comidas são aproximados, pois pode haver variações nos ingredientes dos pratos e nos preços. Bon voyage.

Dia 1 – Principais atrações

Separe a manhã para conhecer o Museu do Louvre (segunda, quinta, sábado e domingo  9/18h, quarta e sexta  9/22h, fecha às terças, metrô Palais Royal Museé du Louvre). É verdade que num período de 3 ou 4 horas você não conseguirá ver nem metade do museu detalhadamente, mas é suficiente para conhecer as principais atrações. Alem disso, Paris espera por você do lado de fora, não é mesmo? No almoço, que tal entrar no clima com um cachorro-quente rápido? Sugiro a barraca ao lado do Obelisco, praticamente dentro do Jardin des Tuileries. Aproveite para dar uma volta pelo parque. Dali se tem uma bela vista da Torre Eiffel. Siga à pé para a Champs-Élysées. Não é o meu programa favorito, mas acho que na primeira vez em Paris tem que ir para conhecer. E já que está ali, pode dar um pulinho na Ladurré (75, Av. Champs-Élysées, seg./sex.  7:30/23:30h, sáb. 8:30/00:30h e dom. 8:30/23:30h) e degustar seus deliciosos macarons. Se não quiser almoçar cachorro-quente, a Ladurré é uma opção mais refinada e mais cara (18 euros a omelete).  E no fim da Avenida está mais uma atração imperdível, o Arco do Triunfo (todos os dias 10/22:30h), no qual você pode subir. De lá, pegue o metrô, desça na estação Trocadéro e sinta a emoção de ver a Torre Eiffel inteirinha ali, posando para você! Se tiver a oportunidade de esperar o cair da tarde e ver a noite chegar lá de cima, faça isso e não vai se arrepender. Para jantar, O Le Comptoir des Saints-Peres, (29, Rue des Saints-Peres, ter./sab. 7/23h , dom. 9/18h e seg. 7/21h, metrô Saint-Germain-des-Prés)que teve entre seus clientes James Joyce e Hemingway, tem cardápio completo, com salada deliciosas e Steak Tartare preparado e temperado no capricho. Além disso, bons vinhos a preços razoáveis.

Faça as contas
Ingresso Louvre – 14 euros (acesso às coleções permanente e temporária)
Almoço – 5 euros o cachorro-quente e 2 euros o refrigerante; ou 25/30 euros na Ladurré
Ingresso Arco do Triunfo – 9 euros
Ingresso Torre Eiffel (último andar) – 13,10 euros
Jantar no Le Comptoir des Saints-Peres – 10/20 euros o prato, sem bebida (omelete 8 euros, steak tartare 15 euros)

Dia 2 –Ah, o Marais


Hoje é dia de conhecer o meu bairro preferido, o Marais. Você pode começar pelos arredores do Museu George Pompidou (metrô Rambuteau) e, se gostar de arte contemporânea, conhecer o museu. Bem perto dali há um ótimo lugar para doces e macarons, a Pain de Sucre (n. 14, Rue Rambuteau, fecha às terças e quartas, abertura nos outros dias 10/20h.) As ruas mais legais de lojas são Rue du Faubourg Saint-Antoine, Rue Vielle du Temple e a própria Rue des Rosiers (O post com minhas lojas preferidas sai em breve. Aguardem!).
Para almoçar, duas opções igualmente deliciosas estão no bairro:
- fallafel na Rue des Rosiers (metrô Saint-Paul): o mais famoso é o L’As du Fallafel (34, Rue des Rosiers – Abre todos os dias das 12/24h, exceto quarta fecha às 16h, mas acho o do Chez Marienne ( seg./dom.  12/22h) muito gostoso também. Enquanto o sanduíche do primeiro me parece mais temperadinho, com bastante molho – o que eu adoro, o do segundo tem um detalhe que me conquistou, que é o picles de pepino; ou
- comida de bistrô no Les Philosophes (28, Rue Vielle du Temple, seg./dom. 9/2h, metrô Hotel de Ville): típico bistrô parisiense, onde você encontra de tudo para comer. As saladas são bem servidas e muito apetitosas, com ingredientes como chevre e presunto cru. A sopa de cebola com queijo gratinado e a tarte tatin de tomates (diferente e inesquecível) são entradas que fazem as vezes de prato principal.

Férias também servem para descansar, por isso uma boa idéia é passar o começo da tarde na Place des Voges, para mim uma das praças mais bonitas da cidade. Dali você pode caminhar até a Ilha de Saint-Louis onde a Sorveteria Berthillon (melhor sorvete de chocolate que já tomei na vida e o de baunilha é para fechar os olhos e delirar) te espera. Atenção: vários restaurantes na rua principal da ilha vendem sorvete desta marca, mas Maison Berthillon fica no n. 31 da Rue Saint-Louis en Ile (qua./dom. 10/20h, fecha às segundas e terças). Depois, siga até a Notre-Dame. É bom ter tomado fôlego, pois se pretende subir nas torres da igreja (tour todos os dias, de 1/04 a 30/9  10/18:30h; de 01/10 a 31/03  10/17:30h), precisa estar em forma: são 387 degraus! Logo ali, na margem esquerda do Rio Sena e bem próximo à Notre-Dame fica a Shakeaspeare and Company, um ótimo programa para os amantes da leitura. Bem ao lado, fica a Igreja Saint-Julien-le-Pauvre e a praça anexa, também recomendáveis. Para jantar minha sugestão é a Place du Marché-Sainte-Catherine (metrô Saint-Paul). Há diversos restaurantes ali. O La Place ( tel. 01 42 78 21 32 – comi uma entrada deliciosa chamada crostillant de chevré) ou o Le Marché (tel. 01 42 77 34 88 – melhor magret de canard que eu já comi) tem comida ótima a preços acessíveis. Não se preocupe com o cardápio, pois o número de turistas no Marais e especificamente nesta região justifica o cardápio em inglês, adotado por ambos os restaurantes.

Place du Marché-Sainte-Catherine e seus restaurantes

Faça as contas
Almoço – 6 euros o falaffel, 2 euros a coca-cola e 5 euros a cerveja; ou 9 euros a sopa de cebola,11 euros a tarte tatin de tomates e 4 euros a taça de vinho.
Sorvete Berthillon 2 bolas – entre 3/4 euros (a confirmar)
Ingresso Notre-Dame – 8 euros
Jantar – 23 euros o menu no Le Marché  (entrada + prato ou prato + sobremesa) ou 20,50 no Bistrot La Place

Dia 3 – Quartier Latin e redondezas


Começe o dia visitando o Instituto Mundo Árabe. A vista do terraço é linda! Se quiser, pode tomar um chá no restaurante de lá. Depois siga para a Rue Mouffetard. Procure chegar em tempo de visitar a feira, que se encerra lá pelas 13h (as lojas continuam abertas até o fim do dia). É uma diversão e tanto ver os frutos-do-mar, peixes, frutas, queijos, pães e flores, às vezes tão diferentes do que vemos no Brasil. Assim que a fome apertar, a dica é um crepe no Aup’tit Grec e de sobremesa um sorvete do Alberto. A Sorveteria Amorino costuma ficar lotada, mas minha dica é mesmo o Alberto (45, Rue Mouffetard) , que me parece mais caseiro e mais caprichado. Experimente o de amarena, uma espécie de cereja.

Crepe na Rue Mouffetard

Se prefere um restaurante para sentar e tomar um vinho com mais calma, o Ristorante Lucia (1, Rue de l’Arbalete – pratos aprox. 16/18 euros) tem comida italiana de qualidade e antepastos com ingredientes fresquíssimos. De lá, faça uma visita à Mesquita de Paris, que fica bem pertinho (visita guiada 3 a 4 euros). O salão de chá anexo é maravilhoso e o chá, delicioso. Para o fim da tarde você tem duas opções: o Jardin des Plantes, que fica bem perto, é lindo e você pode conhecer até o zoológico; ou seguir para o Pantheon e para a Place de la Sorbonne. Para jantar a dica é o Le Buisson Ardent (25, Rue Jussieu, seg./sex. 12/14:30h e 20/23:30h, sáb. 20/13:30h) um dos melhores restaurantes que fui até agora em Paris. Comi um camarão delicioso e um mil folhas de figo divino.

Faça as contas
Almoço: crepe 6 euros, refrigerante 1,5 euros e cerveja 2 euros; ou prato de massa 16 euros e taça de vinho 4 euros.
Sorvete Alberto:  entre 3/4 euros
Chá na Mesquita: 2 euros
Visita à Mesquita: 4 euros
Jantar: menu completo a 31 euros (sem bebida)

Dia 4 – Curtindo Rodin e Saint-Germain- des-Prés

Comece o dia cedo no Museu Rodin (ter./dom. 10/17:45h), um dos lugares mais agradáveis de Paris. De lá, siga para a Grande Epicerie (38, Rue de Sevres, seg./sáb.  8:30/21h – metrô Sevres-Babylone). Além das guloseimas que vai acabar comprando para levar na mala, escolha sanduíches, frutas, sucos e vinho para um piquenique no Jardins de Luxembourg. Se não estiver disposto a fazer piquenique, o Restaurante Nemrod (51, Rue du Cherche-Midi, seg./sex.  7:30/23:30h, sáb./dom. 8/23h) fica bem próximo dali, tem cardápio bastante variado e uma opção de carne que me deixa com água na boca só de lembrar, o filet de boeuf du Saler,  com sauce morilles (molho feito de uma espécie de cogumelos). Depois, siga para a Saint-Sulpice. Há muito a fazer por ali: experimente os doces do Pierre Hermé, lamba vitrines na Rue Bonaparte, passeie pelo Boulevard Saint-Germain, compre chocolates, conheça os históricos Café de Flore e Les Deux Magots, na Place Saint-Germain-des-Prés, frenquentados por Sartre, Hemingway e Picasso, entre outros. A sugestão para o jantar é o Restaurante L’Epigramme (9, Rue L’Eperon, 01 44 41 00 09, fecha aos domingos e segundas, metrô Odeon), onde comi a melhor sobremesa desde que cheguei aqui, uma panacota leve, doce na medida certa… eu aguentaria comer mais uma inteirinha. O prato principal, filé de pato, era saborosíssimo e macio. O ambiente é moderno, acolhedor e bem pequeno (não sentam mais de 30 pessoas).

Panacota do L’Epigramme

Faça as contas
Museu Rodin (museu, exposição temporária e jardins) – 11 euros
Almoço: piquenique 20/25 euros; no Nemerod 25/30 euros
Pierre Hermé: doces 6/8 euros e macarrons 2 euros a unidade.
Jantar no L’Epigramme: 38 euros o menu (sem bebida)

Dia 5- Montmartre

No bairro, indico a Place des Abbesses e a rua de mesmo nome (metrô Abbesses), com diversas lojas, mercearias e boulangeries. No n. 38 da Rue de Abesses fica a padaria que venceu o Grand Prix de la Baguette 2010, ou seja, ali está a melhor baguette de Paris. A visita à Sacré-Coeur (seg./dom. 6/22:30h) é indispensável. De lá, a vista de Paris é linda. A subida é cansativa, mas você pode pegar o funicolaire para chegar até a igreja. Não se preocupe em subir nas torres da Sacré-Coeur: a vista será exatamente a mesma. Aproveite para visitar a Place du Tertre, que fica ao lado da igreja. Esta praça é o ponto mais alto de Paris, onde vários artistas se reúnem para fazer e vender suas obras. Escolha um lugar para almoçar ali, para curtir o clima do bairro. Ou se quiser apenas fazer um lanche, na Place Jean-Baptiste Clément tem uma padaria famosa pela baguete, cuja quiche vale à pena. À tarde programe-se para conhecer a Place Madeleine e a Igreja La Madeleine (seg./dom. 9/19 h, metrô Madeleine). Eu não sou muito de igrejas, mas o altar da Madeleine e suas esculturas são impressionantes. Na praça há várias lojas com comilanças, ervas, cogumelos etc. Dê uma boa explorada, principalmente se tiver veia gourmet. A famosa Fauchon fica ali, nos números 24/26. Se quiser conhecer a Galeries Lafayette (40, Boulevard Haussmann, seg./sáb. 9:30/20h), está a um pulinho. Para encerrar sua estadia na Cidade Luz, sugiro o L’A.O.C. (ter./sáb. 12/14h e  19:30/23h) – tel. 01 43 54 22 52), cuja especialidades são os assados (carnes de porco, frango, pato e carneiro). Eu me deliciei com o Steak Tartare, cujo tempero era maravilhoso.

Faça as contas
Almoço – quiche e refrigerante 8 euros
Jantar no L’A.O.C – 29 euros o menu completo (sem bebida)

Dicas de hotéis
Ibis Bastille Opéra: a partir de 105 euros a noite em quarto duplo. Com antecedência, dá para encontrar quartos por 78 euros (em fevereiro, por exemplo) na internet. Fica bem próximo à Bastille.
Hotel Le Clos Medicis: a partir de 140 euros a noite em quarto duplo. Fica no Quartier Latin, bem próximo ao Boulevard Saint-Michel.
Hotel Select: a partir de 164 euros a noite em quarto duplo. Fica também no Quartier Latin, na Place de la Sorbonne.

Dicas gerais, para lembrar sempre que for a Paris
- Evite comprar o bilhete unitário de metrô, pois o lote com 10 bilhetes sai bem mais em conta (unitário -1,70 euros e 10 bilhetes – 12 euros).
- Guarde o bilhete de metrô usado até sair da estação. Se a fiscalização solicitar o bilhete e você não tiver para exibir, será multado. Atualmente essa multa é de 40 euros.
- Faça reservas em restaurantes nos fins-de-semana e sempre confira os horários de funcionamento.
- Fique atento aos feriados, onde praticamente tudo fecha, especialmente nos dias 01/05 (dia do trabalho), 25/12 (natal) e 01/01 (ano novo).
- A bicicleta é um meio de transporte fácil e rápido em Paris. Veja como usar a Vélib’.

Para quem assume que não gosta de museus ou, mesmo gostando, quer explorar a cidade de outra maneira, é só modificar seu passeio conforme sugestão abaixo
- Dia 1 – Substitua o Louvre pelo passeio ao Canal de Saint-Martin.
- Dia 4 – Substitua o Museu Rodin pelo Haut-Marais e, se for seu tipo de programa, pode aproveitar para conhecer a Merci.

Para um roteiro com a sua cara, montado especialmente para você, entre em contato pelo e-mail claudia@aviagemcerta.com.br. Confira todos os nossos serviços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

84 comentários para “5 Dias em Paris pela primeira vez”

    • Clau Gazel disse:

      Obrigada. E caso vá usar, e tiver qq dúvida, é só passar por aqui!
      Bj

      • Meg disse:

        Nossa amei seu blog!estou embarcando no dia 10 para Paris.vou utilizar suas dicas .Saberia me dizer onde encontro uma papelaria que venda artigos de scrapbooking?Obrigada e abracos.

        • Clau Gazel disse:

          OI Meg. Bom, tenho duas dicas para você. Uma é a BHV, loja de departamentos que fica na Rivoli. Tem muita coisa lá! Não deixe de ir.
          A outra é a Le Temple du Scrap, que fica em Montparnasse. Boa viagem!!! Bjs

        • Giov@n@ disse:

          Fui para Paris em fevereiro.
          Proximo a Notre Dame tem uma livraria muito grande. La, possivelmente voce encontrara varios modelos. Ali pertinho, tem os jardins de luxemburgo… aproveite o sol (no meu caso, estava tudo CONGELADO). Cuidado com os golpes dos aproveitadores…Procure parecer o minimo possivel com um turista. Boa Viagem! Nao deixe de comer o crepe de Nuttela… Aproveite!

  1. carol disse:

    Nossa Clau, muito bom! Estarei ai semana que vem! Nos encontramos? mande um email! bjos :)

  2. Carina-Senzatia disse:

    Delícia de roteiro! Dá vontade de ir pra Paris agora. :)

  3. RRRê disse:

    Demais Clau! Beijos,

  4. Adorei as dicas… já fui a Paris algumas vezes, mas sempre tem algo que fica faltando fazer.

  5. Rubia disse:

    As suas dicas são ótimas e me ajudaram muito, principalmente porque eu não consigo me organizar tão bem quanto a lugares e transporte. Vou imprimir e colocar na mala!
    Bjs

  6. [...] This post was mentioned on Twitter by rodandopelomundo, A Viagem Certa. A Viagem Certa said: Um roteiro de 5 dias em Paris, bem para lá do óbvio: http://500s.tv/uYhkI #outros500 [...]

  7. Laíse Tróccoli Faraon disse:

    Cláudia, as tuas dicas são magníficas!Rica em detalhes..adorei teu blog!Acabei de te mandar um email…tô precisando de uma luz enorme qto a roteiro para este fim de ano. Aguardo resposta do email. brigadão, td de bom.bj

    • Clau Gazel disse:

      Laíse, já nos conhecemos por e-mail ,né?
      Fique tranquila que suas dicas saem daqui ainda hoje!!!
      Bjs

  8. SUELY disse:

    Muito bom o seu roteiro,bem organizado,vou guardar pra minha próxima viagem,sempre tem lugares novos,restaurantes,etc…
    bjs

  9. João Lacerda disse:

    Olá Claudia,
    adorei o seu blog, pois deu uma enorme luz no passeio que irei fazer em julho em comemoração a minha bodas de prata.
    Se tiver algumas dicas para um passeio romantico,poderá me enviar?
    agradeço, Lacerda.

  10. [...] foge um pouco do básico, porque incluí lugares que adoro e nem sempre são indicados nos guias. Acesse o roteiro. [...]

  11. ZEZE CAMPOS disse:

    Puxa vida, como essa menina gosta de steak tartare! rs

  12. marlucia disse:

    Dica…
    Cheguei agora de Paris se vc comprar o passe de MUSEO dOSEY E rODIN JUNTOS SAI POR 12 EUROS.

  13. Amelia disse:

    Seguindo alguns blogueiros, aluguei um apto na Rue Chemim Vert, em fins de junho, adoraria saber a sua opinião e ajuda para viver como uma parisiense por 10 dias!

  14. Cláudia disse:

    Adorei as dicas! Tentarei provar várias dessas delícias.
    Obrigada.

  15. Antonieta disse:

    Adorei a parte da “Na praça há várias lojas com comilanças, … cogumelos etc.”" Adoooro. Vou pra lá!

    Abraços,
    Antonieta.

  16. Celina Issa disse:

    Oi Clau, adorei as dicas, quarta feira estarei aí na minha segunda lua de mel, vou carregar todas as suas dicas comigo…espero que o inglês seja um pouco entendido!!!
    Bjos

  17. christina barros carvalho disse:

    Oi Cláudia, sou a Tina (corretora da Local Imóveis)lembra?
    Uma amiga me encaminhou um blog que disse ser incrivel!Qual não foi minha surpresa ao ver se tratar do seu Blog! Veio a calhar pois chego em Paris no começo de maio e vou aproveitar muito suas dicas, apesar de já ter ido algumas vezes adorei mesmo , parabéns! E vcs estão bem ? Um beijo da Tina

  18. Juliana Pupo disse:

    Essas dicas est’ao otimassss!! muito bom e util!! bjsss

  19. Alessandra Ungaro disse:

    Cláudia, estou devorando seu site e não vejo a hora de chegar por aí em junho…adorei seu roteiro e me ajudou muito. Estou comprando os ingressos para a Torre Eiffel e como vc disse que seria interessante visitá-la ao entardecer…gostaria de saber: que horas escure em Paris nesta época do ano???

    Muito obrigada pelas dicas!

    bjs
    Alessandra

  20. Angela disse:

    Olá Clau, gostaríamos de agradecer suas dicas .. anotadíssimas, principalmente no quesito compras !!! kkkk meu marido e eu estaremos em Paris de 23 a 29/12/11 vc informa para tomar cuidado com o feriado de Natal! O que vc sugere que façamos na noite do dia 24 de dez e no dia 25 de dez. ?? Depois seguiremos para Praga, vi que sua prima mora lá .. tem dicas ??? tirando a IKEA que já marquei e irei na de Praga !! Em Paris estaremos hospedados no Hotel Madeleine Haussmann vc conhece ?? muito obrigada pela atenção ! bjo

    • Clau Gazel disse:

      Oi Angela, tudo bem?
      Olha, no dia 25 praticamente nada abre por aqui. O ideal seria tentar achar um restaurante que esteja aberto. Para o dia 24 a mesma coisa, tente reservar um restaurante previamente.
      Quando estiver mais perto da data, você pode entrar em contato comigo e te ajudo na procura de um restaurante, o que acha? Infelizmente não conheço o hotel que vc vai ficar. Sobre Praga, tem 2 jardins que eu adoro! Olha este post, são os 2 últimos: http://aviagemcerta.com.br/2010/01/leve-a-canga-para-praga
      Boas compras na Ikea! Bjs

      • Angela disse:

        Clau, amei os jardins em Praga … já estão anotados ! Qto aos restaurantes, muito obrigada pela ajuda .. vou aceitar, sim !!! Estamos pensando em ir a Torre Eiffel no dia 24 depois andar de barco no Sena, no dia 25 a Igreja Madeleine é bem pertinho do nosso hotel, vamos a apresentação de Natal ! Qto ao restante a ser conhecido, ainda nem pensamos !!! São tantos lugares, gostamos do seu roteiro .. mas gostaria de ir até Bruxelas! Vamos nos falando!! E mais uma vez obrigada pela ajuda! bjo

  21. Anna Carolina Cortez disse:

    Oi Cláu,
    Quanto tempo, né?! Parabéns pelo blog! Sempre gosto de dar uma olhadinha para ver as dicas. Ainda não conheço Paris e estou sonhando em conhecer a cidade em breve (não tenho data ainda, mas quem sabe ainda este ano!). Peguei sua sugestão de roteiro de 5 dias e como pensei em ficar uma semana, talvez tenha mais um ou dois dias na cidade.Tenho vontade de conhecer Versailles, mas não achei nenhum post de lá. Você tem alguma dica? Beijão!

    • Clau Gazel disse:

      Oi Ana. Que bom ver você por aqui! Olha, Versailles é simples. Você deve separar um dia para conhecer. Terá que pegar um trem, a linha RER C. Ele para bem próximo do castelo.
      Quando for comprar o tiket na bilheteria, basta dizer que vai a Versailles. O bilhete simples de metrô não serve para ir até lá! Bjs e estou aqui se precisar de algo mais!

  22. Juliana Vallejo Costa disse:

    Oi Clau, Acabei de ler o seu roteiro e éperfeito. Estou indo pra Paris no dia 02/09 e gostaria de fazer uma pergunta: se eu fizesse questão de conhecer o Castelo de Versailles, em que dia eu poderia encaixar e o que eu posso deixar de fazer para conseguir visitá-lo?
    Obrigada desde já,
    Ju

    • Clau Gazel disse:

      Nossa Juliana, que pergunta difícil. Isso é tão pessoal. Eu sugeriria encaixar a Sacre-Coeur num outro dia e trocaria o dia 5 pelo Castelo. Bjs!

  23. deisy machado de oliveira disse:

    Olá, achei seu blog e fiquei bem feliz. Vou para Paris em 18/10/11 e estou super perdida. Chegaremos no aeroporto Charles de Gaulle e é o que sei sobre a cidade. Não sabemos como é a parte de transportes (sair do aeroporto)e como usar o metrô e o que visitar no tempo que ficaremos lá . Ficaremos 9 dias. Estamos com reservas em 2 hoteis : Hotel Carina e o Campagne Bastille (acho que é isso).Você poderia nos ajudar? Fiquei sabendo que tem um passe para metrô, onde compro? Desde já agradeço pela ajuda e desculpe a enxurrada de perguntas, é que falta pouco e estou preocupada.

  24. Tatiana disse:

    To apaixonada por esse blog!
    Você foi super detalhista!
    com certeza vou tirar muitas ideias daki! se não todas! para montar meu roteiro de viagem!!

  25. Tatiana disse:

    Ah! mais uma dúvida!
    é possivel ir de metro ao hotel tranquilamente?
    ficaremos em Montparnasse

    • Clau Gazel disse:

      Tatiana, é muito bom saber que as pessoas gostaram e vão poder aproveitar as dicas do blog! Olha, é muito fácil andar de metrô pela cidade toda. Não se preocupe. E os ônibus também são ótimos. Bjs e obrigada pela visita! Volte sempre!

  26. Luiza disse:

    Oi querida.Obg pelas dicas.
    Olha ja estive em Paris mts vezes e meus pais moravam ai,inclusive e n conhecia a Mesquita.
    Mas vou em fevereiro de 2012 e pretendo conhecer.
    Só tenho a te agradecer.
    Merci.
    Baisers ,
    Luiza

  27. regina disse:

    ADOREI O BLOG, VOLTO A pARIS DIA 10/10, ALUGAMOS UM APTO NO bOULEVARD MALESHERBES, POIS O GDE SONHO DE MAU MARIDO QUE AMA COZINHAR, É IR AS FEIRAS E COMPRAR INGREDIENTES PARA COZINHAR EM pARIS.
    Qual a melhor feira para ele.
    Vamos ficar 15 dias, iremos a Reims, visitar caves (?), gosto de beber, mas nao me interessa muito como é feito.
    Alguma dica para Reims…
    Eu sou design de joias, e gostaria de visitar lojas de joias contemporanea, brechos etc,,,,
    desde ja obrigada, moro no rj, caso queira alguma coisa
    bjs
    regina

  28. Dodi Simões disse:

    Vou com a minha namorada para Paris dia 12/10. Nossa estada será de 11 dias no Hotel Bristol Republic . Já estive por lá quando era adolescente, o que agora muda totalmente as coisas, pelo menos para mim. Estamos apaixonados e queremos aproveitar ao máximo nossa estada. Sou advogado, gosto de feiras, teatro, bistrô, Ela é ligada a moda, trabalha na Burberry em São Paulo.
    Por favor, – ” Au secours!” – me ajudem a montar nosso roteiro. Quero que essa viagem seja inesquecível, para nós!
    Senti muita confiança neste Blog, que localizei por acaso. E à propósito “me amarrei”.
    Desde já, agradeço, ficando é claro na maior expectativa.
    Dodi Simões.

    • Clau Gazel disse:

      Oi Dodi. Espero que sua viagem seja o máximo. Costumo dizer que o quanto se gasta numa viagem pode variar muito dependendo de quem viaja e do que você pretende com a viagem. Logo, dizer para você o quanto vai gastar, não é tarefa fácil. Mas consideremos o seguinte: os dois grandes gastos são hospedagem e alimentação. Hospedagem você já reservou e sabe o quanto gastará. Para comer bem em Paris, em 2 pesssoas, gasta-se em média 100 euros por refeição. Para fechar a conta, considere se você é daqueles que pula o almoço ou não. Depois, acrescente o transporte (o metrô custa 1,2 euros, se você comprar em lotes de 10 tickets – acho que 3 por pessoa por dia está ótimo). Acredito que assim seu cálculo será bastante razoável.
      Tenho uma sugestão de roteiro bem legal que pode ajudá-los bastante. Tem dicas de lugares legais e que podem agradar sua namorada, com algumas lojas e etc:
      Tem mais dicas de moda aqui:
      ;
      Boa viagem!!!!

  29. Dodi Simões disse:

    Ah. Se possível gostaria de saber quando gastarei, em teatros, museus, restaurantes, cafés, etc. sempre economizando o possível evidentemente.
    Um abraço.

  30. Paula disse:

    Oi Clau
    Depois de ler alguns dos seus posts me sinto íntima já! rs
    Adorei o seu blog! Vou com meu namorado a Madrid, Barcelona, Paris e Amsterdan ao final deste ano (22/12/2011). Procurei várias informações sobre os lugares em que vamos ficar mas quando comecei a procurar por Paris me deparei com o seu excelentíssimo blog! Amei! Não vi nada parecido para outros lugares! (existem blogs mas não com o cuidado que o seu tem – de verdade achei o máximo).
    Chegaremos em Madrid dia 22/12, depois vamos a Barcelona de trem e dia 01/01 às 18:45 chegaremos em Paris. Ainda não temos o roteiro de Paris mas provavelmente o seu será o nosso parâmetro.
    Queria saber se você recomenda este mesmo itinerário mesmo em janeiro! Li nos seus outros posts que não é muito recomendável andar no inverno, transporte coletivo é o mais recomendável. Você mudaria algo neste roteiro? Se sim, o que?
    VocÊ sabe se tem algo especial entre os dias 1 e 9 de janeiro que poderíamos participar? (festa, eventos, missa…)
    Tenha certeza que as dicas sobre os restaurantes, cultura, roupas quentinhas, cuidar da pele, entre outras estão todas anotadíssimas!!
    Agradeço desde já pela iniciativa! Definitivamente vai nos ajudar muito!
    Um abraço

  31. Andrea disse:

    Ola´Claudia!
    Por acaso achei seu site e adorei!!!Com todas dicas prá conhecer Paris! Pretendemos ir em Março! E´uma boa época prá conhecer Paris?
    Bjs

  32. Mary disse:

    Oi Cláudia, fazendo coro com os demais: adorei o seu blog. Vou para a Europa pela primeira vez em julho, com marido e dois filhos (16 e 14 anos). Ficaremos por aí uns 10/12 dias e já está certo que um dos destinos é Dublin. Quanto à segunda cidade, eu quero Paris e meus filhos querem Praga ou Madri. O que vc me diz?

    • Clau Gazel disse:

      Ai Mary, sou tão suspeita! Amo Paris mais que tudo. Fazer o quê? Eu escolheria Paris, sem dúvida! BOm para comer, museus magníficos, o Sena, a Torre Eiffel.. ah, Paris. Toujour Paris! Bisou

  33. Cecilia disse:

    Olá!

    Gostaria de saber onde posso encontrar uma papelaria,em um lugar fácil de encontrar e que não seja muito longe do centro da cidade. Qual a sua dica?

  34. Maria Helena disse:

    Oi Clau, que premio encontrar seu blog, por uma simples pesquisa no google. Meu sonho sempre foi conhecer Paris, estou indo com meu marido em Julho 2012, vamos a Espanha e Italia tambem, na França só Paris, primeira vez na Europa.Adorei suas dicas, com certeza vou me basear nelas. Assim que eu degluti-la com calma e com o Edu no final de semanate pedirei algumas dicas a mais para vc.Valeu muito!

    • Clau Gazel disse:

      Oi Maria Helena. Fico feliz em poder ajudar. Considerando que é a primeira vez, precisa pensar direitinho em tudo que quer fazer! Bjs e boa viagem!

  35. Ana Cristina disse:

    Olá, adorei suas dicas, vc acha q dá pra segui-las em uma viagem de 6 dias? Vc indicaria mais alguma coisa? Vou com minha filha de 15 anos, estaremos chegando de 6 dias em Roma no dia 21/2/12. Já estive em Paris, mas fui guiada pelo meu marido…rs
    Se puder dar dicas a respeito de Feiras estilo Mercado das Pulgas adoraria…somos amantes de coisas antigas e diferentes. Ficaremos hospedadas no Confort Inn Mouffetard.
    Desde já agradeço !!!

  36. Sérgio disse:

    Oi Cláudia! Pesquisando no Google encontrei o seu site, que legal!Parabéns! Olha, adorei as suas dicas e, em especial, “5 dias em Paris pela primeira vez”. Estarei em Paris em Julho/12 jutamente com a minha esposa, minha filha de 11 anos e uma sobrinha de 15 anos. Já estive em Paris em dois momentos bem diferentes deste. Agora é como se fosse a primeira vez, pois vamos estar com as meninas , que não conhecem Paris e estão sonhando em conhecer Paris! Quero realizar uma programação que consiga atender às expectativas delas (Mesmo conhecendo a Disney USA, querem ir à Euro Disney) e as nossas. O que você sugere de programação para o período em que estaremos por lá? Que estilo de roupa para as Gatinhas… Realmente, vale a pena atendê-las indo à Euro Disney? ou devemos investir mais em conhecer Paris? Ah!, dica de hotel também! Obrigado!

    • Clau Gazel disse:

      Oi Sérgio, tudo bem? Quantos dias vcs pretendem ficar? Acho isso fundamental apra definir um roteiro. Disney é questão de gosto. Mas para atender filhos e sobrinhos fazemos tudo, não?!?!Roupas leves, de verão. Bermudas, saias…. é muito calor aqui. Para hotéis, veja este post: http://aviagemcerta.com.br/2011/01/dicas-da-sra-providencia-organize-sua-vinda-para-paris

      • Sérgio disse:

        Oi Cláudia! Tudo bem por aqui.. Obrigado pela resposta. Vamos chegar dia 04.07, à tarde, e sair dia 09.07, às 07h55 (via Orly). Assim, teremos a tarde do dia 04 + quatro dias cheios. Ainda não reservamos htl. Nos indicaram o Novotel Paris Les Halles, próximo ao Louvre. Achei um pouco caro… por outro lado, é central, próximo a diversos pontos turísticos, metrô/RER.. que acha? abs,

  37. Vou para Paris 11/05, gostei do roteiro,não conheço nada,para fazer compras (marcas de grife)qual o melhor endereço?

  38. Claudia disse:

    Olá, Claudia, minha xará!
    Estou encantada com seu detalhismo, como virginiana que sou!
    Irei commarido, filhas de 10 e 15 anos pela primeira vez e se puder nos ajudar a montar um roteiro de 6 dias em Paris… Anotei muita coisa, mas acho que para elas falta algo.já conhecema a Disney e não iremos a Eurodisney.
    Obrigada! Bj!

  39. Cristiana disse:

    Ótimas sugestões. Por isso vou deixar uma aqui, tb. Eu sempre deixo o museu du Louvre para ir justamente em um dos dias que ele fecha mais tarde, quando a maioria das outras atrações estão fechada e aproveito o dia na cidade. Vou ao Arco do Triunfo, desço a Champs e depois ao Louvre. Quando saio, já o vejo todo iluminado! Beijos.

  40. Denise Fonseca disse:

    Claudia, suas dicas estão todas anotadas para minha próxima viagem. Chego em Paris no dia 29 de julho e passarei 7 dias aí. Quero saber se você tem como me fornecer dicas “imperdíveis” para ir com minha filha de 12 anos. Não pretendo ir à EuroDisney, visto que considero haver coisas muiiiiito mais interessantes a fazer por aí. Uma das coisas que gostaria de saber é:
    1) se tem algum serviço de receptivo no aeroporto para me indicar;
    2) como faço para ir até Giverny e quanto tempo demora para fazer este passeio.
    Muito obrigada pelas dicas,
    Denise Fonseca

  41. Bruno Vajgel disse:

    Clau,

    Seus roteiros são muito bons! Conheci parte deles em 2010. Estarei de volta em out/2012 e não queria ficar em Hotel, por isso estou procurando apartamento para 6 adultos, 1 criança e 1 bebê, por 7 dias. Você teria alguma dica de localização x custo ou até mesmo algum apartamento?
    Vale a pena alugar van ou carro para conhecer Versalhes e outro dia a região de Champagne?

    Parabéns e agradeço antecipadamente a atenção.

    Abraço,
    Bruno Vajgel

  42. Camila Estácio disse:

    Ai que saudades de Paris!!
    Amei as suas dicas, pena que não as vi antes da minha viagem. Alguns lugares passaram em branco, mas alguns que conheci também não estão na lista… Bom… preciso voltar então! Que cidade… :)

  43. Osmarli disse:

    Simplesmente genial!
    Estive em Paris em Março/2012 e gostaria de ter conhecido seu Face antes. Mas mesmo assim curti muito a cidade. Conhecer Paris foi um sonho. Voltarei a Paris e levarei suas dicas comigo. Obrigada!

  44. DENISE BELÉM disse:

    Não vejo a hora de fazer este roteiro completamente. Chego em Paris no final de julho e passarei 7 dias. Tem algo a acrescentar para quem está indo acompanhada de uma criança (pre adolescente) de 12 anos?

  45. Silvana disse:

    Ah Paris, amo essa cidade ! adorei alugar apto e viver como uma parisiense…. seu roteiro é mto legal, irei novamente em 2013 e irei alugar apto novamente, fico 10 dias, e depois quero fazer a rota dos vinhos e pretendo ir até Nice, não conheço nada desse roteiro, vc tem alguma dica ? iremos de carro ! Abçs e parabéns pelo blog !

  46. Daniela disse:

    Ei Clau,

    parabéns pelo bolg!! Eu e meu marido iremos para Paris em Outubro e vamos ficar seis dias … adoramos suas dicas!!!
    Como é o clima em Outubro em Paris?? Obrigada por esse blog maravilhoso kkk!!

    Bjos

  47. Decio disse:

    Clau..parabens pelo blog..fantanstico.

    Estou programando ir pra Paris,eu minha esposa e meu filho de 17 anos.Ficaremos 5 dias em Paris e depois vamos pra Londres.
    Em 5 dias alem de conhecer os principais pontos turisticos de Paris, é possivel ir conhecer Nice , Monaco, Bruxelas e Colonia? Tipo um dia em cada local.
    Muito obrigado

    • Clau Gazel disse:

      Olá Décio. Tudo bem?
      Minha dica é que use esses 5 dias apenas em Paris. Aliás, 5 dias é bem corrido para conhecer a cidade.
      Além disso, Nice e Mônaco são bem longe da capital.
      Bjs e boa viagem!

  48. Anelise Araujo disse:

    Olá Claudia!
    Sou apaixonada por Paris! Morei em Palaiseau no inicio da adolescência , já voltei outras, mas essa será a primeira vez com meu marido que não conhece.
    Estava muito ansiosa com o roteiro, quando me deparei com seu blog fantástico! Iremos em maio e tenho certeza que ele irá nos ajudar muito. Parabéns!
    Anelise

    • Clau Gazel disse:

      Que bom Anelise! Se desejar, eu elaboro roteiros personalziados tb! Basta me contatar por email. Bjs

  49. Mariana disse:

    Nossa amei as dicas, em nenhum outro site as informações estão tão detalhadas, Ameeeiii!!!

  50. Ivandro disse:

    Adorei o roteiro.Está muito bem detalhado,é exactamente o que eu procurava.Vou a Paris essa semana e me será de grande ajuda.Obrigado :)

  51. Kelly Resende disse:

    Cláudia, que post!!! ADOREI! Além de vc dar um roteiro super interessante ainda informa os preços, porque convenhamos, o que é considerado barato ou caro varia de acordo com a situação da pessoa!
    Estou indo a Paris em maio do ano q vem, com marido e filha de 4 anos. Ficaremos no 5º arr. Suas dicas já estão todas anotadas. Agora estou com uma preocupação, este ano fomos para Amsterdam, Alemanha (algumas cidades) e Praga. Enquanto pesquisávamos para nossa programação vimos muitos parquinhos pelas cidades, coisas simples, só pra criança relaxar depois de um dia de passeio. Em Paris não tenho visto nada disso nas nossas pesquisas, tirando as grandes atrações, tais como Jardin d’Acclimatation e Disney. Sabe me dizer algo sobre isso, se existem parquinhos em pracinhas pela cidade?
    Grande abraço e obrigada.

  52. Gizele disse:

    Olá Claudia!!! Parabéns pelo blog, adorei todas as dicas..
    Vamos à Paris no final de Janeiro,eu meu esposo e meu filho de 8 anos pela primeira vez. Adorei seu roteiro, mas queria ir a Eurodisney e visitar os dois parques que tem la. Qual passeio vc sugere para que eu possa substituir?
    Muito Obrigada ! :D

Deixe um comentário