A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Iguaria francesa: Natal é época de foie gras

10 de dezembro de 2010

O Foie gras estará presente em muitas mesas francesas nas comemorações do Natal. Caro e muito especial, ele é reservado para ocasiões importantes. Saiba um pouco mais sobre ele.

Fois gras: a tradução do francês para o português é fígado gordo. A iguaria francesa é obtida através da super alimentação dos gansos e patos, que são forçados a consumir uma dieta rica em amido, provocando o aumento do fígado em 50% . Nos últimos dias antes do abate – pode variar de 12 a 18 dias, dependendo se for pato ou ganso – os animais são alimentados de 6 a 8 vezes. O processo de engorda envolve a estimulação de um processo natural, já que essas aves tem capacidade para armazenamento de comida no esôfago enquanto aguarda a digestão do alimento que já está no estômago. A prática remonta à Antiguidade, havendo registros de realização de engorda de gansos no Egito e posteriormente no Mediterrâneo. A França é o maior produtor mundial de foie gras. O método de engorda, denominado gavage, que se dá pela inserção de um tubo que leva a comida ao esôfago do animal, vem sendo questionado por diversas entidades mundiais que o qualificam como cruel. Os produtores e os amantes do foie gras contestam, dizendo que trata-se de uma capacidade do animal, que não sente qualquer desconforto com a alimentação excessiva. O quilo do foie gras entiere (fígado inteiro) pode custar 120 euros.

Loja do fabricante La Petite Scierie,  no número 60 da Rue Saint-Louis en l’ile (quin/dom – 11/19h; abrirá todos os dias  em dezembro): métodos tradicionais garantem a qualidade do foie gras

11 comentários para “Iguaria francesa: Natal é época de foie gras”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by A Viagem Certa, A Viagem Certa. A Viagem Certa said: Iguaria presente na mesa dos franceses no Natal: http://500s.tv/EQ4av #outros500 […]

  2. luc disse:

    Vc sabe como e feito o fois gras?? Tenha vergonha na cara de divulgar essa pouca vergonha!!!

    • Clau Gazel disse:

      Olá. Sim, sei exatamente como é feito: o processo está descrito no próprio post. Há quem goste, há quem não goste. Há quem aprove e há quem desaprove o processo. Esta é apenas mais uma de tantas questões controvertidas em que de um lado estão os valores culturais de um povo e de outro, os direitos dos animais. Outros exemplos: touradas na Espanha, rodeios no Brasil. Não há certo ou errado: são diferentes pontos de vista. Abraço.

      • RicardoPalma disse:

        O ex.mo quer comparar a forma como é criado um touro de lide com a forma como são criados e abatidos os animais para carne, ou leite?? Olhe que eu preferiria manter os testículos, viver em liberdade e morrer ao Sol…
        Meu caro só me ocorre um adjectivo aplicável ao foie gras, e este é absolutamente hediondo.
        Presumo que vomitaria de imediato, ao pensar na forma nojenta como é conseguido.
        RicardoPalma

        • Clau Gazel disse:

          Em primeiro lugar, pode me chamar de minha cara, pois me chamo Claudia e sou mulher. Em segundo lugar, não entrei do mérito de como é criado o touro. Disse que ambos problemas são questões culturais X questões de mal trato de animais. Em terceiro: eu não vomito. Como, lambo os dedos e ainda quero mais. E no meu blog vai ter sempre lugar para falar de foie gras. Goste vc ou não. Essa é a minha casa e serão bem-vindas pessoas bem educadas e respeitosas, o que não é o seu caso.

  3. Hipocrita disse:

    Hipócrita !!

    • Clau Gazel disse:

      Hipócrita quer dizer uma pessoa que fingida, que diz uma coisa e faz outra. Eu digo com todas as letras: amo foie gras, como foie gras e continuarei comendo. E se depender da França, ele nunca, nunca vai acabar. Ainda bem. E não venha mais ao meu blog para me xingar. Hipócrita e vc que nem coragem tem de assinar o próprio nome.

  4. Claudia disse:

    Oi Claudia que nome maravilhoso!!!!! Daqui a uma semana estou na franc,a onde compro foie gras? Tem em supermercados? Obrigada pela ajuda!!!!!!!!

  5. Flavia disse:

    Blog maravilhoso…parabéns!
    Estou de malas prontas e com certeza vou experimentar o fois gras…Inacreditável como existem pessoas que não admitem as diferenças…

    Abços

  6. Marcelo disse:

    Olá muito boa as informações… Parabéns pelo Blog. Bravo.

  7. ana marcia disse:

    Parabéns pelo Blog

Deixe um comentário