A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Dicas da Sra Providência: organize sua vinda para Paris

5 de janeiro de 2011

Hoje não tem coluna “Hoje em Paris”. Não saí de casa, pois precisava dar conta de todos os e-mails que andei recebendo de leitores do blog, ávidos por dicas para a próxima vinda à Paris. E aí, a Sra Providência começou 2011 com tudo. Não só respondi todos os e-mails com resolvi concentrar todas as respostas aqui, numa espécie de guia rápido.

1. Quando ir para Paris

1.1. Em linhas gerais, se puder escolher, sugiro evitar as estações extremas: alto-verão (julho e agosto) e inverno (dezembro e janeiro). No caso do verão, além da temperatura há dois fatores adicionais a serem considerados: tudo fica muito cheio e  há preços exorbitantes de passagens e hotéis.

1.2. Se resolver vir no frio, é bom se conscientizar de que será uma viagem diferente. Não dá para fazer longas caminhadas. Andar na beira do Sena, então, ufa, que difícil! É preciso usar e abusar do transporte público.  Outra dica para não sofrer é parar de vez em quando para tomar uma chocolate, um café. Parace uma dica boba, mas na hora da empolgação, você segue em frente e, quando se dá conta, está com os dedos, o nariz e as orelhas congelados. Veja os posts sobre roupas de inverno e transporte público.

2. Como calcular quanto vou gastar

Para se programar financeiramente, os gastos que você precisa considerar são: passagens, hospedagem, alimentação e visitas pagas (museus, e monumentos em geral que você já sabe que quer conhecer). Aí você acrescenta uma gordura de segurança… e para comprinhas, lógico!

3. Onde ficar

3.1. Hotéis – opte por hotéis indicados por alguém. Em Paris tem muita tranqueira a preços altos. Hotéis com quartos velhos, fedidos e banheiro caindo aos pedaços, por 120/130 euros,  têm aos montes. Evite essa roubada. Dê uma olhada nos hotéis que sugiro. O que indico de mais barato é o Ibis Bastille Opera (aproximadamente 100 euros a noite). Não conheço outro hotel razoável por este preço.

3.2. Apartamentos – A experiência de ficar num apartamento é fantástica. O fato de você poder ir ao supermercado, à queijaria, à padaria e comprar tudo do bom e do melhor tornará sua viagem inesquecível! O site Parisian Home eu já testei e aprovo. Os sites Feel Paris e Paris Attitude foram bem recomendados por amigos/conhecidos que já usaram. Conheço  também uma pessoa que aluga seu apartamento pelo Paris Attitude que diz que eles são bem exigentes em relação aos imóveis.

4. Como ir do aeroporto para a cidade e vice-versa

Há três maneiras: taxi (custa por volta de 50/60 euros para a região de Saint-Michel), trem – RER linha B (custa aproximadamente 9 euros  o trecho por pessoa – o valor depende da estação em que você pegará o trem) ou ônibus – Roissybus (custa 9,40 euros por pessoa o trecho – para horários, clique aqui). Se pedir taxi no hotel, confirme se pedirão  mesmo um taxi ou uma Van. Essas cobram por pessoa e o transporte pode acabar saindo mais caro. Falo isso porque já fui surpreendida com a chegada de uma Van.

5. Quanto custa comer bem em Paris

Bom, tem restaurantes de todos os preços. Eu sou muito ligada em comida e não como em qualquer lugar. Costumo dizer que para uma boa refeição, tomando uma tacinha de vinho e tal, você acaba gastanto uns 25/30 euros por pessoa. Mas que você encontra coisa mais barata, encontra. Se quiser comer crepe (veja no blog dica de lugar que eu amo) vai gastar no máximo 6/7 euros. Se quiser comer sanduíche, vai gastar menos ainda. Se quiser comer falaffel (sanduiche de bolinhos de fava, de origem judaica. Leia mais) gasta 5/6 euros. Eu acho que é legal fazer um mix de comidas mais simples, como crepe e sanduíche, com restaurantes legais. Aí a viagem fica interessante. Mas se você ficar em apartamento e fizer as refeições em casa, esse custo cai muito. Para você ter uma idéia, com 50 euros no supermercado vc faz a festa (veja quanto custam as coisas no supermercado). Na padaria 10 euros rendem demais: um pedaço de quiche ou um doce custa 2,50 e a baguete, 1,15 euros! Enfim, para você ter um norte, pense em quantos dias você acha que jantariam ou almoçariam em casa. E aí, faça as contas como se nesta refeição você  vá gastar a metade do que gastaria num restaurante. Lógico que a conta não é exata, mas dá para ter uma boa idéia.

6. Como fazer o tempo render

6.1. Para não bater cabeça, escolha antecipadamente os principais pontos que mais tem vontade de ir: Torre Eiffel, Notre-Dame, Sacre-Coeur etc. Se cada um dos viajantes tem vontade de ir para um canto, não tem problema. Se separem e marquem  encontro depois. O que não pode acontecer é vir até aqui e não ir a um lugar desejado porque nem todos toparam conhecer o mesmo lugar.

6.2. Lembrem-se de conferir o horário de funcionamento dos lugares que quer conhecer, para não fazer uma programação furada. Os museus, por exemplo, sempre fecham um dia da semana; geralmente é na segunda-feira. O Louvre fecha às terças.

6.3. Nos fins-de-semana, lembre de reservar os restaurantes. Também confira sempre os horários de funcionamento, pois muitos fecham cedo na hora do almoço e também aos domingos.

6.4. No primeiro domingo do mês os museus de Paris tem entrada gratuita, o que torna as filas intermináveis.

6.5. Cuidado com os feriados, pois vários estabelecimentos fecham. Fique atento nas seguintes ocasiões:  Páscoa,;01/05 – Dia do Trabalho; 14/07 – Queda da Bastilha; Natal e Ano Novo.

7. Andar à pé ou transporte público

É muito bom andar por Paris. Isso faz parte do turismo parisiense, andar pelas ruas. Mas quando tem pouco tempo acredito que o transporte público é a melhor opção. Eu acho interessante o passe Paris Visite (veja post no blog com a tabela de preços).

8. Andar de bike é uma opção: considere-a!

O sistema para alugar bikes da Prefeitura de Paris está explicado no blog: como andar de bike.  Atenção: é preciso ter cartão de crédito com chip. É lógico que o clima deve estar a seu favor.

9. Como fugir da fila da Torre Eiffel

Todos os dias que vou até lá, está lotado de gente. É inacreditável! O que você pode fazer é comprar pelo site, com horário marcado. Clique aqui e veja o post que tem as diretrizes.

10. Dica de roteiro

Tenho uma sugestão de roteiro de 5 dias no blog que pode tanto ser usado por principiantes como por quem já esteve em Paris. Ele foge um pouco do básico, porque incluí lugares que adoro e nem sempre são indicados nos guias. Acesse o roteiro.

37 comentários para “Dicas da Sra Providência: organize sua vinda para Paris”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Gregory Borges, Vanessa, A Viagem Certa and others. A Viagem Certa said: Post novo. Várias dicas da Sra Providência para organizar sua viagem para Paris! http://fb.me/SeIxjVyt […]

  2. Monica disse:

    Olha isso que delicia!!!!! EU QUERO!!!!!!!!!11

  3. thais disse:

    menina que incrível isso, amei! beijos thais

  4. Patricia Lavecchia disse:

    Oi Cláudia… maravilha seu blog. Estou pensando em ir a Paris em junho ou setembro, vou definir e pretendo ficar em viagem por volta de 30/40 dias. Quero alugar um apto em Paris ou mesmo ficar me algum Hostel descolado. V

    • Clau Gazel disse:

      Oi Pati! Que legal. Eu indicaria o Marais, Quartier Latin ou Saint-Germain. São bairros bem localizados que você pode fazer tudo à pé.
      Veja este post que tem uns sites para alugar apartamentos. Se tver qq dúvida, me pergunte e te ajudo a escolher!
      Adorei ver você por aqui e com certeza nos encontraremos, não?
      Bjs

  5. Patricia Lavecchia disse:

    Ops… mandei antes de terminar. rrss.. Você pode me ajudar indicando bairros/locais legais para eu ficar ou me contando os lugares micos que devo evitar.. Estou pensando em ficar uns 10/12 dias em Paris e depois conhecer outros lugares na França indo em direção ao Eurotúnel para Londres, passar alguns dias em Londres e talvez Escócia… Quero suas dicas…. beijooooss Pati

  6. Siomara Zanca disse:

    Claudia,
    Olá! Sem querer abusar, mas já abusando: queria saber sua opinião sobre os apartamentos que estão disponíveis pela Parisian Homes cujas referências são: 105 226, 502 098, 102101 e 114 011. Se puder dar uma olhadinha e me ajudar a escolher, vou ficar imensamente grata e feliz.
    Beijos,
    Siomara

    • Clau Gazel disse:

      O Siomara. Vou olhar sim. Mas vc gostou de algum? Qual sua dúvida? Localização? Acesso? Metrô? Bjs

    • Clau Gazel disse:

      Oi Siomara. Vamos lá:
      105 226: adoro o lugar, é minha área. Tem supermercado, padaria, tudo perto.
      502 098: dá erro. Acho que vc copiou o código errado.
      102 101: fica no limite entre o centro e o Marais. Não é uma região que gosto muito. Fica muito perto do Forum Les Halles, que eu não gosto nem um pouco… cheio de gente nas ruas… me lembra um pouco o lado ruim do centro de SP.
      114 011: não conheço direito a região. Fica um pouco afastado, já quase no limite da cidade. Você teria que necessariamente pegar o metrô para ir para a região mais movimentada de Paris, onde estão todos os monumentos e atrações.
      Bjs

  7. Siomara Zanca disse:

    Claudia,
    Quando olho os apartamentos, todos parecem ser muito bons, mas fico em dúvida quanto à localização (é fácil se chegar às principais atrações?) e uma dúvida qua não dá para ver pelas fotos: onde vão dormir meus dois filhos adolescentes? Como você já conhece este tipo de imóvel/acomodação, ficaria grata se puder me dar mais esta dica.
    Beijos,
    Siomara

  8. Siomara Zanca disse:

    Olá, Claudia, tudo bem?
    Gostaria de levar meus filhos para assistir uma ópera enquanto estiver em Paris, pois acho que será uma experiência única (podem amar ou odiar!?!), mas a experiência será realmente única! Você poderia me indicar algum espetáculo bom em cartaz no período de 14 à 19 de julho 2011? Como posso comprar os tickets?
    Obrigada,
    Siomara

  9. Carlos Alberto disse:

    Olá Claudia tudo bem? Estarei em Paris com a minha esposa de 21/09/2011 a 28/09/2011. Gostaria de saber se passear a noite pelas ruas é perigoso?? Podemos sair tranquilos?? Ah, também vou pegar a dica de reservar o horário para a Torre Eiffel, nessa época qual é o melhor horário para aproveitar uma bela vista de lá de cima da torre… Uma vista inesquecível qual seria… um por do sol… Seria legal um fim de tarde, depois desse passeio talvez um jantar… o que acha???

  10. angelica disse:

    Olá Cláudia,
    Meu filho irá em outubro fazer uma Pós em Paris, ficará um ano. Estamos procurando quarto para alugar. Vc tem alguma sugestão?
    Obrigada
    Angelica

    • Clau Gazel disse:

      Angélica, infelizmente não conheço. Talvez a melhor maneira seja ela procurar na própria escola/faculdade. Costumam colocar avisos.
      Boa sorte! Bjs

  11. walter disse:

    Oi!! Estou indo a Paris para passar o Natal. Me indicaram o Hotel Chambiges Elysees. Pesquisei sobre o hotel e achei ele uma graça. Fiz minha reserva e achei o atendimento até agora excelente, acho que não vou me decepcionar. Olha a pagina deles no Facebook: https://www.facebook.com/hotel.chambiges.elysees

  12. Luciane Dalpiaz disse:

    Olá!!

    Estou querendo ir pra Suíça entre outubro/novembro para estudar Francês, num período de 2 meses, e estou pensando em alugar um apartamento, ao invés de ficar em moradia com estudantes! Você teria alguma dica referente à Genebra?

  13. André disse:

    Seu blog é perfeito. parabéns e obrigado.

  14. Jaqueline Caldeira disse:

    Olá Claudia! Parabéns pelo blog!!! Além das excelentes dicas, as fotos são lindas!!
    Estarei em Paris para passar o ano novo e conhecer outros lugares que não consegui no ano passado. Esse ano queria ir ao Monte Saint Michel e Vale do Loire também, mas como é inverno, não sei se vale a pena… Se der, o que você me sugere?
    Jaque

    • Clau Gazel disse:

      OI Jaque. Olha, acho difícil o Mont Saint-Michel, pois lá a melhor coisa é conhecer com tempo aberto. Quanto ao Vale do Loire, é sempre uma ótima pedida.
      Vc só precisa estar preparada para o fato de que no inverno os programas são bem diferentes. Os jardins, por exemplo, não tem a mesma cara da primavera e do verão.
      E precisa verificar exatamente os castelos que quer visitar para conferir as datas de funcionamento. Abs,
      Claudia

  15. Ana Luiza disse:

    Oi Claudia,
    Seu site é ótimoooo! Parabéns
    Só tenho condições de viajar na 2ª metade de fevereiro.
    Nessa época é possível caminhar ao redor do Sena?
    Tenho intuito de conhecer castelos, lugares históricos (algo medieval) o que me sugere? lugares próximos a Paris, pois ficaremos hospedadas lá.
    Não curto igrejas nem museus, mas quero dar uma olhada rápida qual vc considera indispensável?
    Minha mãe deseja conhecer o sul da França numa viagem de trem. Ficaremos apenas 9 dias (para conhecer Paris e viajar de trem) é viável?
    O que vc sugere para fazermos a noite (programa família: Eu 28, minha mãe 58 e minha irmã 26)?
    Desde já muito obrigada e um grande abraço

  16. Airton disse:

    Perfeito! Conheci hoje o site pesquisando para uma viagem que farei em janeiro, ficarei 3 noites em Paris, estou levando estas dicas preciosas como um guia de viagem, parabéns pela forma que consegue passar o conteúdo!

  17. Adri disse:

    Agradeço as excelentes dicas, Sra Providência!
    Viajarei p/ Paris pela primeira vez com 2 amigas em março/2012. Passaremos 14 dias, realizando sonhos! Como costuma ser o clima nessa época?
    Não definimos nosso roteiro ainda. Mas, pensei em visitarmos um lugar que produza vinhos, as cidades próximas de Paris, as quais possamos ir/voltar no mesmo dia. O que você sugere?
    Abraço de feliz natal, Adriana

    • Clau Gazel disse:

      Oi Adri. Acho bom o clima em março. Já deu uma amenizada. Muita gente costuma ir para a região de Champagne. Acho uma boa pedida, embora eu não recomende muito bate-volta. Outra boa opção é ir a Giverny, na casa de Monet. O Loire também é muito visitado por seus castelos. Mas dependendo da programação pode ficar bem corrido para bate-volta. Abraço e boa vaigem.

  18. Janete disse:

    Adorei suas dicas, estou me programando para ir a Paris em Julho/2012 é quando estarei de férias do trabalho.
    Tenho 43 anos e vou levar minha sobrinha de 15 anos, tem parques de diversão para eu leva-la que dicas vc tem? Grata. ABraços. Janete

  19. Tania disse:

    Oi,

    Acompanho “A viagem certa” há algum tempo e arquivo todas as dicas de Paris, por

  20. Tania disse:

    Oi,

    Acompanho, no twitter “A viagem certa” com as dicas sobre Paris e notei que pouco é dito sobre a Euro Disney

    Gostaria, se possível, de ver mais post a respeito do assunto.

    Grata

    Tânia

  21. paulo disse:

    Clau,
    No caso de alugar apartamento, por exemplo atarvés do Parisian home como é feito para pegar as chaves. Pergunto na prática, após chegar ao aeroporto como fazer para pegar a chave e se encaminhar ao apartamento ?
    Obrigado
    Paulo

  22. Olá! Demais o seu blog! Quantas boas dicas! Percebe-se sua paixão por Paris!
    Então, de tantas viagens a paris e malas preparadas fiz um vídeo de como preparar uma mala compacta e inteligente para uma viagem de 11 dias á Europa.
    O link é esse http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI
    e pode ajudar suas leitoras. Beijos!!!

Deixe um comentário