A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Londres bem além do fish and chips

4 de março de 2011

Fui para Londres com uma coisa na cabeça: não devo esperar alguma experiência gastronômica válida. Me enganei completamente. Em dobro, aliás.

1. Jamie’s Italian (11, Upper St Martin’s Lane – seg/sáb – 12/23h30 e dom 12/22:30; aproximadamente 35/40 libras por pessoa): uma amiga que morou em Londres me deu essa dica. Coincidentemente, nem ela nem eu tivemos experiências inesquecíveis no Fifteen, restaurante também do Jamie Oliver. Mas ela fez questão de frisar que o Italian valia à pena. E vale, muito. O lugar já diz tudo:  ambiente confortável e decorado com muito bom gosto, mas sem frescura; o que importa mesmo é a qualidade dos ingredientes. Logo na entrada, um varal de  prosciutto di San Daniele impressiona.

Eu jamais imaginei que experimentaria as lindas e suculentas bruschetas que estão no livro dele. Mas o fato é que provei e são as melhores que já comi. O pão crocante, mas não a ponto de fazer todo o recheio cair. E a ricota muito fresca, macia e leve.

As azeitonas da Umbria, ditas as melhores do mundo, são suculentas e servidas numa cama de gelo, o  que torna o petisco bem charmoso, além de proporcionar uma sensação diferenciada na boca. Amei. Os cogumelos gratinados com parmesão também eram de  morrer.

O prato principal foi um risoto de alcachofras (prato do dia, que não estava no cardápio), com ponto do arroz perfeito, quantidade de manteiga na medida e um leve sabor adocicado. Os  pedaços de alcachofra que enfeitavam o prato pareciam ter sido caramelizados e desmanchavam na boca. Para finalizar o prato, azeite trufado. Nunca comi um risoto tão bom e saboroso.

Tom’s Kicthen (Cale Street, 27; almoço seg/sex – 12/15h e jantar seg/dom – 18/23h; aproximadamente 35/40 libras por pessoa): A mesma amiga que indicou o Jamie’s Italian e também um amigo recomendaram esse restaurante em Chelsea. E a sugestão era curta e grossa: comam a paleta de cordeiro que é cozida po 7 horas. O que me restou? Comer a paleta que é cozida por 7 horas! Quando o prato chegou à mesa com um garfo e uma colher grande para que nos servíssemos, juro que estranhei.  Cadê a faca? Mas ao  encostar a colher  na carne ela  se desmanchou…. e eu me desmanchei por ela! O molho era redução de aceto balsâmico com cebolas pequenas, caramelizadas que derretiam na boca.  Embora uma paleta seja indicada para 2 pessoas (22,50 libras), nós comemos em 3 pessoas, mas não havia nenhum “big eater”na mesa. Os acompanhamentos devem ser pedidos à parte.

De sobremesa, chocolat hot pot com sorvete de pistache. Arrasou!

Post dedicado à Fer Rol e ao Bomba, por essas e outras dicas. Obrigada. Muito obrigada!

6 comentários para “Londres bem além do fish and chips”

  1. Clarissa disse:

    Ótimas dicas! todas anotadas!

  2. […] o dia com um ótimo almoço no Tom’s Kitchen, mas não se esqueça de fazer reserva. Uma suculenta perna de cordeiro espera por você, após 7 […]

  3. Valentina disse:

    Excelente blog. Eu só hoje tropeçei em seu blog e gostaria dizer que realmente tenho apreciado ler varios posts do seu blog. Finalmente, vou estar assinando seu feed e espero voltar em breve novamente. Bom trabalho!

  4. Erika Campana disse:

    Olá, parabéns pelo site, muito bom! estarei em Londres no final de setembro e fiquei interessada em jantar no restaurante do Oliver, é necessario fazer reserva?
    Valeu pela dica!

Deixe um comentário