A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Dicas para fugir do Mc Donalds em Paris

12 de agosto de 2012

Se tem algo que me dói o coração é escutar que alguém veio para Paris e comeu no Mc Donalds. Lógico, cada um come o que quer, onde quer e como quer. Mas na maoria das vezes o que escuto é que era o mais prático e fácil de escolher, mais rápido, e, sobretudo, mais barato (Big Mc – 3,80 euros e os Menus variam de 6,50 a 7,60 euros). Ou seja, Mc Donalds é sinônimo de comodidade e facilidade numa viagem. Mas em Paris é possível encontrar sanduíches e outras comidinhas de rua bem mais saudáveis (sem serem produtos congelados, com conservantes e, sobretudo, sem sabor), conhecer um pouco dos produtos locais e, ainda, gastar praticamente o mesmo. Tá, às vezes, um pouquinho mais, mas pode valer à pena! A lista abaixo é meu empurrão para você que quer sair dessa.

Crepes

Crepe Au p’tit Grec – para o crepe salgado, peça a massa feita com trigo sarraceno, chamada gallete. Os preços variam de 3 a 6 euros, a depender do recheio escolhido. O de queijo de cabra (chevre) com salada custa 3,80 euros e o de feta com pasta de berinjela custa 5 euros. São deliciosos! Nos dias de semana, antes das 18h, se você comprar um crepe salgado a bebida não alcoólica custa 0,90 euros. 62, Rue Moufettard – seg/dom. – 11/22h (no verão dão uma esticada até mais tarde e no inverno, podem fechar antes), metrô Cardinal-Lemoine (linha 10).

Crepe Alain no Marché des Enfants Rouges – o especialista em galettes, crepes e sanduíches garante: “não tem sanduíche igual ao meu por aí!”.  Crepes a 6,50 euros e sanduíches a 5 euros. E são tão caprichados que garanto que você não vai ter fome tão cedo! Fica no Marché des Enfants Rouges (mercado onde a barraca de Alain fica instalada): terça/quinta, das 9h às 14h e 16h às 20h, sexta e sábado das 9h às 20h e domingo das 8:30h às 14h; metrô Filles du Calvaire ou Saint-Sébastien-Froissart (linha 8).

Falaffel

Falaffel na Rue des Rosiers – O  L’As du Fallafel (34, Rue des Rosiers – Abre todos os dias das 12/24h, exceto quarta fecha às 16h) é o mais famoso fallafel da Rue des Rosiers, no Marais. Preços: 6 euros o falaffel e 2 euros a coca-cola. Metrô Saint-Paul, linha 1.

Sanduíches, quiches, tortas e saladas

La boutique jaune de Sacha Finkelsztajn – encontre neste boulangerie todas as especialidades judaicas possíveis e imagináveis, com destaque para o sanduíche de pastrami, que causa fila na porta (7,90 euros). 27, Rue des Rosiers (seg – 11/19h; qua. e qui. – 10/19h; sex/dom. – 10/19h30 – fechado às terças).

Adam’s – Com um conceito bastante interessante, a Adam’s prioriza a utlização de produtos frescos e de fabricação artezanal. Isso tem seu preço. Seus produtos são um pouco mais caros que aqueles comprados nas boulangeries tradicionais: club sanduíche  + bebida e sobremesa a 10,90 euros; salada, bebida e sobremesa a 10,50 euros e tartine, bebida e sobremesa a 12,90 euros. São apenas 2 endereços: 22, Rue Daniele Casanova (pertinho da Place Vendôme) e 47, Cour Saint-Émilion (ao lado do Parc de Bercy).

Eric Kayser Boulangerie – para mim e para muitos é um dos grandes nomes do ramo em Paris. A baguette é a minha preferida na cidade. Para o horário do almoço, é possível encontrar sanduíches, quiches, tortas e saladas (a partir de 4,5 euros). São mais de 15 endereços, entre eles um no Quartier Latin (8, Rue Monge – qua/seg. – 6h45/20h30) e outro em Saint-Germain (10, Rue de l’Ancienne Comedie – seg/sáb. – 7/20h30).

Paul Boulangerie – é uma cadeia de padarias espalhadas pela cidade inteira e tem lojas nas principais ruas da cidade. Croissants, pain au chocolat, quiches, sanduíches e até saladas. Os menus com sanduíche, sobremesa e bebida custam, em média, 7/8 euros. Tudo bem mais fresco e natural que um Big Mac. Para consultar todos os endereços, clique aqui. Principais endereços: 89, Rue Saint-Antoine; 77, Rue de Seine; 14, Bld. Saint-Michel; 25, Av. de l’Operá; 84, Av. des Champs-Elysées.

Lina’s – Tem mais de 10 endereços em Paris (confira aqui) e vende tortas, sanduíches, quiches, sopas e saladas. Sanduíches a partir de 5, 50 euros e tortas a 7,50 euros.

Monop’- espécie de mini-mercado pertencente ao grupo Monoprix, tem sanduíches, saladas, sopas e outras guloisemas, como chocolates e salgadinhos. Não é das opções mais saudáveis e frescas, mas me parece melhor que encarar um Mc. Também são diversos endereços espalhados pela cidade. Principais endereços: 35, Bld. Saint-Michel (seg/sáb. – 8h30/24h); 9, Bld. de la Madeleine (seg/sáb. – 9/22h); 34, rue Rivoli (seg/sáb. – 8h30/24h); 33, Rue de Vaugirard (seg/sáb. – 8h30/24h).

4 comentários para “Dicas para fugir do Mc Donalds em Paris”

  1. Oi, meninas. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos e até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  2. […] Paris tem restaurantes de todos os preços. Para uma boa refeição, tomando uma taça de vinho, você acaba gastando uns 25/30 euros por pessoa. Se quer algo mais elaborado, ficará na casa dos 40/50 euros. Mas que você encontra coisa mais barata, encontra. Se quiser comer crepe vai gastar no máximo 6/7 euros. Se quiser comer sanduíche, vai gastar menos ainda. Se quiser comer falaffel, gasta 5/6 euros. É legal fazer um mix de comidas mais simples, como crepe e sanduíche, com restaurantes legais. Aí a viagem fica interessante. Mas se você ficar em apartamento e fizer as refeições em casa, esse custo cai muito. Com 50 euros no supermercado você faz a festa. Na padaria 10 euros rendem demais: um pedaço de quiche ou um doce custa 2,50 e a baguete, 1,15 euros! Enfim, para você ter um norte, pense em quantos dias você acha que jantariam ou almoçariam no apartamento. E aí, faça as contas considerando que nesta refeição você vá gastar a metade do que gastaria num restaurante para comer o mesmo. Lógico que a conta não é exata, mas ajudará e muito no seu orçamento. Aqui tem um post com dicas para comer barato e fugir do Mc Donalds! […]

  3. Carla Bueno disse:

    Me desculpem rs, mas sempre que vou a Paris dou um pulo no M’c Donalds pois até o mc chicken dai é mais gostoso, só pra matar a saudade, rsrsrs. Já que aqui não como em fast food ai me dou a esse direito.

Deixe um comentário