A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Como aproveitar o inverno em Paris

19 de dezembro de 2012

Tem gente que não quer nem saber de passar o inverno em Paris. Acha que é perda de tempo e não vale à pena. Mas Paris é muito bom no inverno também, desde que se faça as escolhas certas. Se essa for sua opção, preparei algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar o que a cidade tem de melhor!

1. Exposições – Como o frio é intenso, essa é a ocasião para aproveitar os programas “indoor”. Não é à toa que as grandes exposições acontecem nessa época. Tem muita coisa que conferi e indico para vocês: Salvador Dali no Pompidou; Soutine no L’Orangerie; Van Gogh na Pinacoteca; Fotos de Manuel Alvarez Bravo no Jeu de Paume; L’Art en Guerre ,no Musée de Art Moderne de Paris e Edward Hooper no Grand Palais.

Van Gogh – Rêves du Japon

2. Comidas típicas da estação – Além do mais, por aqui se dá muito importância às comidas típicas e ingredientes disponíveis em cada estação. E no inverno tudo é absolutamente diferente do verão. É a época das ostras, dos lagostins e da Coquille Saint-Jacques. Também é época de Foie gras, uma das iguarias mais caras da França que, embora esteja disponível o ano todo, é comida das festas de fim-de-ano. Também é época de raclette e de tartiflette, comidas típicas dos alpes que vão super bem no inverno. Você pode encontrá-las nos Marchés de Noel da cidade.

Para ostras, meu lugar preferido é o Le Baron Rouge, bar au vin super parisiense, com ostras fresquíssimas e astral super legal e descontraído. 1 da Rue Théophile-Roussel; Metrô: Ledru-Rolin (linha 8); ter/dom – 10/22h.

Para Coquille Saint- Jacques, Yves Camdeborde prepara pratos maravilhosos no Le Comptoir. Prove também o carré d’agneau e o confit de canard com cuzcuz. 9, Rue Carrefour de l’Odeon , seg/dom  – 11h/23h (para almoço sem reserva e até por volta de 16h; no jantar só com reserva e menu fixo), metrô Odeon, linhas 4 e 10.

Coquille Saint-Jacques na Rue Daguerre

Para lagostins, amo o talharim do Le Peron, italiano para lá de caprichado em Saint-Germain. 6, Rue Perronet, seg./sáb. – 12/14:30h e 19:30/22:45h, metrô Saint-Germain-des-Prés (linha 4).

3. Para adoçar o inverno e aquecer o corpo – As casas de chás parecem ainda mais deliciosas ainda nesta época. Meus lugares preferidos são Le Loir dans la Theiere, Patisserie Viennoise, Mamie Gateaux e o salão de chá da Mesquita de Paris.

Torta na Mamie Gateaux

4. Ah, as patisseries parisienses – As patisseries são sempre maravilhosas, mas no inverno parecem ficar aidna ais especiais. Em muitas  delas é possível encontrar o marron-glacé (veja aqui os melhores lugares para provar a iguaria), iguaria típica da estação. Para minhas gourmandises preferidas, dê uma lida neste post e, vai por mim, experimente tudo! E não deixe de conhecer a Patisserie de Cyril Lignac também e morra com a torta de limão mais animal que já provei na vida.

Torta de baunilha no Pierre Hermé

5. Eu só quero chocolate! – Tem muitas lugares maravilhosos para comer um bom chocolate em Paris: Pierre Hermé, Patrick Roger e Henri le Roux. Mas a dica que considero indispensável é a L’Etoile D’Or, que tem chocolates especiais vindos de toda parte da França e que não são encontrados em nenhum outro lugar de Paris. 30, Rue Pierre Fontaine – 75009; metrô Blanche (linha 2); tel.: 01 48 74 59 55; seg/sáb. – 10/18h.

6. E para não dizer que não falei em compras – As liquidações de inverno começam na segunda semana de janeiro. E é possível encontrar ótimos preços, ainda mais se estiver na cidade já no final das liquidações. Nest post tem dicas de lugares legais para aproveitar bem os descontos e lojas que eu adoro.

7. Ah, proteja-se do frio – especialmente para quem não está muito acostumado, é  preciso se proteger. Não estou falando apenas de roupas adequadas (veja onde comprar meias, luvas e até galochas em Paris), mas também de sua pele (veja dicas de bons produtos aqui), pois o ressecamento pelo frio incomoda demais.

8. E abuse do transporte público – andar no frio por muito tempo pode tornar tudo mais difícil. Por isso, o melhor a fazer é andar de metrô e de ônibus. A rede de transporte públicos de Paris é ótima e te leva para todo canto. Dê uma olhada neste post que acabei de atualizar com os preços e comparativos do passe PARIS VISITE; pode ser a melhor forma de andar por Paris no frio.

5 comentários para “Como aproveitar o inverno em Paris”

  1. Katia Lass disse:

    Paris é Paris em qualquer época do ano!! Estive em Paris em dezembro de 2010 – época em que nevou bastante, diga-se de passagem – pela última vez e foi mágico!!

  2. Oi, meninas =) Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Feliz Natal!

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  3. […] A Viagem Certa, desmistifica a ideia de visitar a capital francesa nos meses de frio e fala sobre Como Curtir o Inverno em Paris. Vale a pena ler as dicas dela de como aproveitar a cidade fora da alta temporada – exposições, […]

  4. Ana Santos disse:

    Adorei as dicas, procurava especificamente por informações sobre o que fazer no inverno em Paris.
    Vale a pena!

  5. […] Saiba tudo sobre as demais exposições e mais programas legais para este inverno em Paris neste post! […]

Deixe um comentário