A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Roteiro de gourmandises (ou gulodices) em Saint-Germain

23 de agosto de 2013

Saint-Germain é um dos bairros queridinhos de quem visita Paris. Lojas, restaurantes, cafés e muita gente nas ruas. Mas já pensou em fazer um roteiro diferente, explorando as boulangeries, pâtisseries e chocolatiers da região? Não? Então comece a pensar! Opções de dar água na boca não faltam… e aqui está o mapa da mina encantada, que A Viagem Certa testou e aprovou para você!

1. ERIC KAYSER – Ah, a baguette

O famoso boulanger ganhou Paris e o mundo e tem lojas até no Japão e em Istambul. Embora todos os pães sejam deliciosos, é a baguette que faz sucesso lá em casa todos os dias da semana. Experimente também os chouquettes. 10, rue de l’Ancienne Comedie – 75006; seg/sáb. 7h/20h30.

kayser

2. GERARD MULOT – Croissant dos Deuses

Deixe levar-se pelo cheiro de croissant saído do forno que paira no ar e não irá se arrepender. É para isso que me desloco até este disputado endereço há dois passos do mercado coberto de Saint-Germain. 76, rue de Seine – 75006; seg/dom. 6h45/20h – fechado às quartas.

3. PATRICK ROGER – Maluco por chocolates

Mais do que chocolatier, é um verdadeiro escultor de chocolate e, por isso, a visita a uma de suas lojas é mais do que uma simples gulodice! Prove as ganaches e as barras extra finas cobertas com grãos de cacau moído. E leia tudo sobre a interessantíssima trajetória deste gênio nesta entrevista que fiz com ele. 108 Boulevard Saint-Germain – 75006; seg/dom. 10h30/19h30.

patrick roger 1

4. GROM GELATO – O Verdadeiro gelato italiano

A sorveteria italiana que nasceu em Turim investe em produtos de qualidade, sendo responsável pela produção agrícola de parte das frutas que utiliza na fabricação dos sorvetes. Os demais ingredientes são escolhidos sempre tendo em conta a busca pela excelência no sabor. Prove o grande clássico de pistache sírio e terá uma experiência única. A cada mês a lista de sabores muda, já que a idéia é tirar o que há de melhor  na natureza, respeitando as sazonalidades dos produtos. 81, Rue de Seine – 75006; seg/qua. 12h/23h, qui/sáb. 12h/24h e dom 11h/23h.

5. PIERRE HERMÉ – Macarons e muito mais

Um dos maiores nomes no ramo da pâtisserie francesa, que faz de seus macarons verdadeiras obras de arte. Para Hermé, criatividade, ousadia e sabor andam de mãos dadas e, claro, sem limites! Não deixe de provar a tarte infiniment vanille. 72, rue Bonaparte – 75006; seg/dom. 10h/19h.

pierre hermes

6. ARNAULD LARHER – patisserie premiada

Patissier que levou o prêmio de Meilleur Ouvrier de France em 2007. Minha sugestão é a Choc!, torta de massa sablée e ganache de chocolate grand cru da Venezuela, prato cheio para chocólatras. 93, rue de Seine – 75006; ter/qui. 10h/19h30, sex/sáb. 10h/20h e dom. 10h/19h.

7. HENRI LE ROUX – caramelos e ganaches

É no nº 01 da Rue du Bourbon le Château que você pode degustar chocolates e sua maior especialidade, o caramel au beurre salé (caramelo preparado com manteiga salgada). Foi com sua receita que em 1980 Le Roux ganhou o prêmio de Meilleur bonbon de France no Salon international de la confiserie, em Paris. Em 1981 Le Roux registrou a Marca CBS (Caramel au Beurre Salé). Suas  “pâte aux fruits” são as melhores que já comi! As ganaches também são divinas. 01, Rue du Bourbon le Château – 75006; seg. – 11h/19h; ter/sáb. – 11h/20h; dom. – 11h/18h.

le roux 2

8. PIERRE MARCOLINI – chocolate belga

As melhores favas do mundo em busca da perfeição do sabor: esse é o lema de Pierre Marcolin, chocolatier Belga que estabeleceu sua merecida fama na França. Com apresentação simples e elegantes, seus produtos seguem a máxima “menos é mais”. Prove as ganaches e os tabletes “Grand Cru”. 89 rue de Seine – 75006; seg/sáb. 10h30/19h (fechado para almoço das 13h às 14h).

 


Visualizar Gulodices em Saint-Germain – A Viagem Certa em um mapa maior

6 comentários para “Roteiro de gourmandises (ou gulodices) em Saint-Germain”

  1. […] Gérard Mulot é um conhecido pâtissier de Paris, cuja primeira loja nasceu no coração de Saint-Germain-des-prés em 1975, onde, após ampliação e algumas reformas, ela permanece até hoje. É um dos endereços preferidos dos moradores do bairro, que não se importam em pegar fila para comprar seus deliciosos croissants – um dos melhores que já comi na cidade, pães, tortas, doces, macarons e outros. Há menos de 2 meses o pâtissier abriu um novo endereço no bairro. O Café Amaryllis é um salão de chá pequeno, bem acolhedor, onde é possível degustar todas as delícias, como éclairs, torta de framboesas (simplesmente divina: massa sablé crocante, frutas bem frecas e azedinhas), tarte tatin (na foto acima, ela aparece como chega à mesa: quente, com creme firme e delicioso), tudo fresquinho e acompanhado por um bom chá ou café. Anote: 12, rue des Quatre-Vents – 75006; seg/ter e qui/sáb. 11h/18h30; metrô Odéon/linhas 4 e 10. Confira também nosso Roteiro de gulodices em Saint-Germain. […]

  2. […] Veja também outros lugares para fazer gulodices em Saint-Germain. […]

  3. […] também é uma boa ideia. O da foto abaixo é do chocolatier Henri Le Roux (leia mais sobre ele neste post); tem sabor praliné e vem com bolinhas crocantes cobertas de chocolate. Bom […]

  4. […] também é uma boa ideia. O da foto abaixo é do chocolatier Henri Le Roux (leia mais sobre ele neste post); tem sabor praliné e vem com bolinhas crocantes cobertas de chocolate. Bom […]

  5. […] Pierre Hermé – 6e arrondissement (saint-Germain) […]

  6. […] Confira também esses posts: Roteiro de Gourmandises em Saint-Germain […]

Deixe um comentário