A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Metrô em Paris: como usar e qual ticket escolher?

26 de fevereiro de 2014

LINHAS E HORÁRIOS

Com 14 linhas, o metrô parisiense funciona bem, embora não fique aberto até muito tarde. Conhecer de cabeça os horários de funcionamento e encerramento de cada linha é praticamente impossível. A melhor forma de se garantir é consultar o site da RATP, empresa responsável pelo transporte público da cidade. Acesse a página de serviços, selecione “horaires”, “metro” e digite o nome da estação que quer consultar os horários dos trens. No site também existe um mapa interativo que ajuda bastante. Da mesma forma funciona o aplicativo da RATP para celulares e tablets, porém é mais rápido e prático que a consulta no site. Baixe-o; ele é essencial.

metro

TICKETS

O metrô de Paris oferece uma infinidade de tipos de passes de transporte, desde unitário até mensal. A escolha de um deles é, de fato, algo muito pessoal, já que depende do quanto cada um quer andar pela cidade. Em geral, durante a Primavera e o Verão é bem mais fácil e agradável caminhar. Além disso, para quem fica hospedado na região central da cidade, andar é a forma mais simples de locomoção. No entanto, durante o Inverno o cenário é outro e percorrer longas distâncias ao ar livre pode se tornar um sofrimento, especialmente para quem não está acostumado com o frio.

PARIS VISITE

O Passe PARIS VISITE oferece transporte ilimitado durante 1, 2, 3 ou 5 dias. Para que valha à pena financeiramente, a conta é a seguinte: passe de 1 dia equivale a utilizar 8 trechos de metrô no mínimo; passe de 2 dias – 13 trechos de metrô no mínimo; passe de 3 dias – 18 trechos de metrô no mínimo; passe de 5 dias – 25 trechos de metrô no mínimo. Como o passe é pessoal e intransferível, é preciso usar muito o metrô para compensar. Veja a tabela abaixo, considerando os preços válidos para Zona 1/3 (válido nos limites da cidade; o turista que sai destes limites no geral o faz por uma ou duas vezes, não compensando adquirir o passe completo para zona 1/5):

PARIS VISITE 1 DIA 2 DIAS 3 DIAS 5 DIAS
Preço zonas 1/3 11,15 18,15 24,80 35,70
equivalente em tickets (carnet de 10) 8 13 18 25

É bem verdade que ele dá descontos em algums atrações, mas dentre elas apenas Disney e Tour Montparnasse estão entre as mais visitadas (veja tabela completa de descontos aqui).

CARNET – 10 TICEKTS

Se não for o caso de comprar o PARIS VISITE, o ideal é comprar o carnê de 10 passes (são bilhetes individuais e assim podem ser usados por mais de uma pessoa) à venda nas estações de metrô e usar conforme a sua necessidade. Com ele você economizará aproximadamente 30% em relação aos bilhetes individuais (individual – 1,80 euros e carnê 10 tickets – 14,10 euros – valores jan/2105). Ele pode ser usado nos ônibus também. (atenção: dentro dos ônibus o bilhete individual custa 2 euros).

DESCONTO PARA CRIANÇAS

Crianças até 3 anos não pagam e crianças de 4 a 10 anos de idade têm tarifa reduzida em 50%.

CUIDADOS COM AS MULTAS

Não se esqueça de validar o ticket e guardá-lo até o final do percurso e só jogue fora após sair da estação, ultrapassando as catracas e/ou portas de validade do bilhete. E não ande sem ticket; a multa é de, no mínimo, 45 euros.

24 comentários para “Metrô em Paris: como usar e qual ticket escolher?”

  1. Amei esta materia. E muito importante pra quem vai pra Paris.

  2. marcio disse:

    Pessoal ***Muito Importante*** NAO JOGEM O BILHETE DO METRO FORA ATÉ SAIR DA ESTAÇAO POIS SE FOR PEGO SEM ELE VC PAGA UMA MULTA DE 33 EUROS. Eu e minha esposa tivemos esse vacilo e é humilhante.

  3. […] Compre um passe de metrô ilimitado Nesse post do blog A Viagem Certa, há dicas ótimas de como escolher e usar seu ticket. Não é preciso pegar um transfer para ir do […]

  4. hudson disse:

    Olá, o carne de 10tickets pode ser comprado para usar para 2 pessoas? Digo, cada viagem eu usarei 2 tickets..? Ou o carnet é nominal?

  5. Fred disse:

    Olá, cheguei em Paris de eurostar no gare du Nord e me venderam o cartão navigo para o metrô para 6 dias por aprox 35 euros. O problema é que não me falaram que a foto era realmente obrigatória e me multaram em 33 euros, só porque meu cartão não tinha foto. Achei um absurdo, os fiscais do metro de Paris são verdadeiros caçadores de turista para multa-los por qq motivo. Indignado!!!

    • Clau Gazel disse:

      Olá Fred. Como o passe é pessoal e intransferível, a exigência da foto me parece totalmente normal. Acredito que as condições de venda do passe e/ou a própria carteirinha mencionem isso. Quanto ao processo de venda, aí não posso opinar. Mas discordo quanto à sua afirmação de que são caçadores de turistas. Já vi muito parisiense que anda sem passe ser pego. E regra é regra: existe para ser cumprida. E quem cumpre não terá problemas. Abs.

      • Marcos Costa disse:

        Uma regra não muito expressa e feita para pegar turistas, porque se os parisienses são pegos (o que nunca vi) são aqueles que já sabem como funciona e que se arriscam entrando pela saída (e isso todo mundo vê). No meu caso, minha família foi parada, assim como outra de italianos e outra de anglo saxões. Lamentavelmente, é para pegar turistas sim. 33 euros a multa se pagar na hora.

    • Tatiana disse:

      Olá ! Tbem fiquei na dúvida quanto ao Ticket 10.. posso usá-lo o dia todo? Exemplo : vou do hotel pra torre depois pra outro lugar depois outro e voltar pro hotel no final do dia? Posso passar ele o dia inteiro e poderei fazer várias viagens por dia??? Obrigada mesmo

  6. Jeferson disse:

    Boa tarde.Parabéns pelas informações e obrigado por compartilhar seu conhecimento em relação ao assunto. Gostaria de saber sobre o bloco com 10 tickets. Cada bilhete é utilizado para 1 corrida? Exemplo: estarei com minha noiva; ao fazermos uma rota, cada um deve usar 1 bilhete, totalizando dois tickets; certo? outra dúvida é: havendo troca de linha em uma determinada estação, não terei que usar outro ticket. Certo?

    Conto com sua ajuda

    Abraços

    Jéferson

    • Clau Gazel disse:

      Certinho, isso mesmo. Na verdade é apenas um pacote que torna os tickets mais baratos. Assim, para cada viagem se deve usar um bilhete individual (para apenas uma pessoa). E quanto às trocas de linha, tb é isso: não é preciso inserir um novo ticket. Logo um rota em duas pessoas = 2 tickets, uma para cada, independentemente do número de trocas de linhas.Abs e seja sempre bem-vindo aqui!

  7. Evandro de Oliveira disse:

    O bilhete aumentou de 1,70 para 1,80

  8. Maria Cecilia disse:

    Olá Clau,

    Posso usar o ticket do 10 passes para acessar o funicular na Sacre Couer? Ou terei que pagar separadamente esse acesso? obrigada

  9. ola Clau, estarei sozinha por 3 dias e depois seguirei com um grupo de viagem para os principais passeios. Preciso de um guia para outros passeios mais próximos ao hotel Mercure, feira livre dos artesãos e magazine, poderia me ajudar? Grata.abracos

  10. patricia disse:

    Fiquei em dúvida com relação ao carnê de 10 passes.
    Se são individuais, como podem ser usados por mais de uma pessoa?
    Por exemplo: eu e meu marido poderemos viajar comprando apenas 1 T-10 e a cada entrada no metro passamos duas vezes o mesmo T-10 até acabarem os créditos e só depois compramos outro?

    Ou preciso ter dois T-10 e a cada vez que entrar ou sair do metro passar um T-10 de cada para registrar a entrada de cada pessoa no seu bilhete?

    Obrigada

    • Clau Gazel disse:

      Olá. Na realidade o carnet é apenas uma forma mais econômica de comprar 10 bilhetes (10 viagens) individuais. Nunca se usa um mesmo bilhete para mais de uma pessoa. Não se passa o T-10… se passa um ticket por pessoa e pronto. Se comrpar um T- 10, terão 10 bilhetes individuais: você pode usar 5 e seu marido 5, você 4 e seu marido 6 e assim por diante. Abs.

  11. Tomas disse:

    Boa tarde.
    Minha dúvida é..
    Queremos comprar os 10 tickets, mas vi que valem apenas para a ZONA 1 se for por RER. E se eu quiser pegar um RER que vá para ZONA 2, qual ticket unitário tenho que comprar?
    Outra dúvida, tem algum mapa informando as zonas em Paris? Os que achei as zonas 1 a 3 estão juntas.
    Grato.

  12. Claudia disse:

    Olá!
    Comprando o carne com 10 tickets, criança usa o mesmo que adulto? Ou há um ticket diferenciado, já que a tarifa é diferente? Obg!

  13. Marcia aquino disse:

    Olá!
    Minha duvida, chegando do CDG, posso comprar 1 ticket de 10 passagens e utiliza-lo do RER B e depois em metros pela cidade?

  14. Tatiana disse:

    Olá tenho uma dúvida quanto ao ticket 10. Posso usá-lo ilimitado ao dia, Sem precisar usar o outro?

Deixe um comentário