A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

10 formas de curtir o verão como um parisiense

29 de maio de 2014

A chegada do verão é motivo de muita, mas de muita alegria mesmo para os europeus. E os franceses, conhecidos como experts na “art de vivre” sabem bem como aproveitar o que a estação oferece. E na capital francesa não é diferente. Descubra aqui 10 formas de curtir o verão europeu como um parisiense!

1. Se jogar num parque com um livro

Um parque em Paris é como se fosse um quintal coletivo. E cada um aproveita como pode e faz o que dá vontade. Mas o que os parisienses curter mesmo é se jogar direto na grama, sem nenhuma frescura, acompanhados de um bom livro. Ou até dois, afinal, o sol se põe às 22h ou até mais tarde!

2. Fazer piquenique

Fazer piquenique é um clássico de verão. E nem é preciso muita preparação: basta sair do trabalho, passar no supermercado, na padaria e, com frios, queijos e bebida, está feita a festa!

3. Sentar à beira do Sena com uma caixa de cerveja… quente

Nos dias quentes, algumas das ruas que levam à magem do Sena chegam a ter “trânsito”de pedestres, sedentos por um lugar à beira do rio. Numa sacolinha ou direto na caixa de papelão, a cerveja vai direto da prateleira do supermercado para a beira do Rio. E a galera se diverte! Se, como eu, você não é adepto de cerveja quente, se vire. Mas vá espiar o movimento e sentir a brisa do Sena no rosto!

4. Andar loucamente de Velib’

Tudo o que as Velibs (bikes públicas da cidade) descansam no inverno, elas trabalham no verão. Os pontos de estacionamento ficam cheios e tem até horários de pico para pegar e devolver as bikes, especialmente nos finais de semana. E essa loucura toda é tão, mas tão parisiense!!! Mas atenção: respeite as regras dos trânsito!

5. Sentar-se à beira do Canal Saint-Martin… com os pés dentro dele!

O Canal Saint-Martin é um dos lugares mais disputados quando faz calor em Paris. Cheio de bares e restaurantes legais e descolados, muitos que não fecham durante o dia, é um programa e tanto. E vale – ou não? – até colocar o pé dentro d’água!

6. Correr, correr e correr

Voltar a fazer esporte no verão é uma prática comum não apenas por aqui. Mas em Paris, os parques lotam, a beira do Sena lota, até as calçadas lotam de gente correndo. Dizem – eu não corro! – que os melhores lugares são: Jardin du Luxembourg, Jardin des Plantes, Boi des Vincennes e Bois de Boulogne. Só testando mesmo…

7. Almoçar no terraço com o sol a pino

Quanto mais o sol estiver mais forte, mais as mesas nas calçadas e terraços são disputadas. O que vale é aproveitar os raios solares ao máximo! É para quem aguenta! Mas depois de 4 ou 5 meses sem ver nosso amigo, “Le Soleil”, tá valendo!

8. Boire un verre… na calçada!

“Tomar uma” – e quando digo uma é apenas uma, não significa um happy hour eterno – no final da tarde, no verão, num mesa na calçada. Simples assim. E porque não?

9. Jogar petanque

Petanque parece bocha, mas não é. As regras são outras. O fato é que o jogo mais amado dos velhinhos aposentados do interior – vá para o sul da França e vai entender do que estou falando – conquistou os parisienses. Basta achar um canto e ter as bolas e os amigos. C’est parti!

10. Viajar para longe de …. Paris

E quando chegar o mês de agosto: tchau! Os parisienses todos saem de Paris e vão curtir outros ares! A galera cai fora da capital e vai curtir a praia, o sol, o verão!!! Biarritz, Cap Ferret, Cassis, Grécia, Maldivas, Moçambique, Reunião… pouco importa! Mas, para quem fica, tem a Paris Plage!

sena 1  reully 3
canal 4 canal 3
jardim parc de reuilly 5
plage 3 plage 8
piquenique parque montsouis

Veja também:

1. Como alugar uma Velib

2. Como organizar um piquenique bem legal em Paris

3. Canal Saint-Martin: C’est cool!

4. Viagens para a praia na França: Cap Ferret; Ile d’Oléron; Saint-Valery sur Somme

Os comentários estão fechados.