A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Le Vallon des Auffes: paraíso em Marseille

14 de julho de 2014

O Vallon des Auffes é um porto de pescadores, localizado no 7e arrondissement de Marseille. Embora não esteja longe do centro e do agitado Vieux Port, é um oásis de paz, com suas casinhas e barcos coloridos, gatos que perambulam pelas muretas à beira-mar, ao lado das águas de um azul inigualável, que penetra porto adentro através dos arcos do viaduto construído no Séc. XIX.

Vallon des Auffres_A Viagem Certaphoto 1 photo 2

vallon 1 vallon 5
vallon 3 vallon 2
vallon 6 vallon 4
vallon 7 vallon 8

Nos finais de semana há um certo, contido e delicioso agito, causado por dois restaurantes que ficam ali. No Chez Jeannot, você encontra pratos simples como saladas, pizzas, ostras e chopp gelado, que podem ser degustados ao ar livre. Já no requintado Chez Fon Fon, nascido em 1952, você encontrará pratos locais elaborados com requinte e ingredientes de altíssima qualidade; dizem que lá se encontra a melhor Bouillabaisse de Marseille. Este é o prato típico da cidade, que consiste em uma espécie de sopa elaborada 5 tipos de peixes e batatas. Como não poderia deixar de ser, testei de tudo: deste as ostras de Jeannot em uma agradabilíssima mesa ao sol, em clima totalmente descontraído, até a Bouillabaisse do Chez Fon Fon. Não posso dizer e é a melhor de Marseille, mas posso garantir que é saborosíssima, bem temperada e surpreendentemente leve. À primeira vista, o tamanho do prato individual assusta. Mas é possível dar conta do recado. O prato de frutos do mar e a pescada do dia também não ficam atrás da tradicional sopa. Tudo com direito à vista e ao clima único do Vallon des Auffes.

photo 2 photo 3
photo 2 photo 3

Anote: para chegar lá, basta pegar o ônibus n. 83  no Vieux Port e descer no ponto Vallon des Auffes. Para os restaurantes Chez Jeannot e Chez Fon Fon, faça reserva. No site de ambos tem todas as indicações e cardápio com preços. No Jeannot preveja 20/25 euros por pessoa para almoçar e no Fon Fon, 50/60 euros por pessoa. O Chez Fon Fon tem também um bar de tapas e uma pousada chamada Le Cabanon de Fon Fon, tudo no Vallon des Auffes.

Para mais dicas em Marseille, veja também estes posts: Mama Shelter: Hotel Design em Marseille; MUCEM, o museu fenomenal de Marseille.

Um comentário para “Le Vallon des Auffes: paraíso em Marseille”

  1. […] Les calanques de Marseille, Les Vallon des Auffes, MUCEM, Hôtel Mama […]

Deixe um comentário