A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

5 museus franceses fenomenais

17 de novembro de 2014

A França é um prato cheio para quem quer programar um viagem cultural. Paris, a capital, abriga 12 dos museus mais visitados do país. Mas é bem verdade que não é só Paris que tem museus incríveis. Confira aqui a seleção A Viagem Certa e viaje com a gente!

LA PISCINE – Localizado em Roubaix, cidade bem próxima de Lille, este museu é instalado em uma antiga piscina pública, cujo projeto art decó data de 1927/1932. Tendo permanecido fechada desde 1985, a piscina passou por anos de reformas e em 2001 o Musée D’art et d’industrie André Diligent abriu suas portas. Com 7ooo metros quadrados, sua coleção tem obras dos Sécs. XIX e XX, além de uma parte dedicada à industria textil, antigamente bastante desenvolvida na região. O lugar é mágico, encantador, divino… quase indescritível. Se sua arquitetura exterior passa despercebida, o seu interior é estonteante. La Piscine foi pano de fundo para o recente longa metragem de Abdellatif Kechiche, “La Vie D’Adéle” (No Brasil: “Azul é a cor mais quente”). Não deixe de assistir ao filme antes de visitar o museu.

La Piscine de Roubaix2

La Piscine de Roubaix1

La Piscine de Roubaix3

MUCEM – Localizado em Marseille, o MUCEM, Musée des Civilisations de l’Europe e de la Méditerranée, foi inagurado em junho de 2013, ano em que a cidade foi escolhida como Capital Cultural da Europa. O projeto fenomenal, totalmente integrado à paisagem à margem do Mar Mediterrâneo, deu nova vida ao antigo porto da cidade e ao histórico Fort de Saint-Jean. Exceto as exposições temporárias, o forte e o museu podem ser visitados gratuitamente.

MUCEM 2

MUCEM 6

CENTRE POMPIDOU METZ – O Pompidou de Metz é a concretização da ideia de descentralização cultural do Centre Pompidou de Paris. Em dezembro de 2003 o projeto de Shigeru Ban (Tokyo), Jean de Gastines (Paris) e Philip Gumuchdjian (Londres) foi vencedor do concurso para construção do local. Em 07.11.2006 foi colocada a primeira pedra deste edifício, inagurado em 2010. Ele promete uma experiência única ao visitante não apenas pela superfície de 8 mil metros quadrados, mas também por seu formato inédito e seu gigantesco teto com estrutura em madeira clara coberto por fibra de vidro, que possibilita total integração com o meio ambiente. Ele parece de fato flutuar e se misturar às nuvens. Não tem coleção permanente, mas apenas exposições temporárias de artistas vindo dos mais diversos países, bem como espetáculos, debates e filmes. Leia mais sobre Metz neste post.

Pompidou Metz

Pompidou Metz 1

MUSÉE DES CONFLUENCES – Outro projeto gigantesco (escritório austríaco Coop Himmelblau), localizado na ponta da “presque-ile”da cidade de Lyon, no 2e arrondissement de Lyon. Com um custo que ultrapassa os 255 milhões de euros, o museu abrirá suas portas em 20 de dezembro deste ano e abrigará coleção permanente e exposições temporárias.

Confluences Lyon_A Viagem Certa3

Confluences Lyon_A Viagem Certa2

Confluences Lyon_A Viagem Certa1

FONDATION LOUIS VUITTON – acaba de ser inaugurada em Paris, em outubro de 2014, este gigante da arte contemporânea. Num prédio de arquitetura futurista, a fundação promete ser um dos importantes centros de referência da arte contemporânea européia. A exposição inaugural tem como objeto, justamente, o projeto arquitetônico concebido por Franck Gehry.

Fondation Vuitton

Os comentários estão fechados.