A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Réveillon em Paris

5 de dezembro de 2014

Vindo para Paris no Ano Novo? Então aposto que quer saber onde ir e o que fazer. A primeira coisa a se considerar é: não há show de fogos ou música nas ruas. Há sim muita gente perambulando em alguns lugares, especialmente Champs-Elysées e Torre Eiffel. Uma multidão na verdade, que zanza para lá e para cá, com garrafas nas mãos, no frio. Resumindo: nada de interessante e que sugiro fortemente evitar; é roubada! A melhor coisa para passar um Réveillon à la française é pensar com antecedência no que quer, e reservar um restaurante, bar ou balada. Selecionamos dicas para todos os gostos e bolsos.

Champagne-reveillon Paris

Imagem: www.champagne.fr

Restaurantes e bistrôs

L’ A.O.C. – Restaurante típico francês, com comida de altíssima qualidade. Menu de Réveillon a 110,00 euros por pessoa. 14, Rue des Fossés Saint-Bernard – 75005 – Quartier Latin; tel. + 33 1 43 54 22 52; metrô Cardinal-Lemoine/linha 10.

L’Auberge de Flora-  Restaurante moderninho, com opções tapas deliciosas. Ambiente moderno, agradável. Menu de Réveillon a partir de 68 euros por pessoa. 44, Boulevard Richard Lenoir – 75011 – Bastille; tel. + 33 1 47 00 52 77; metrô Bréguet Sabin/linha 5.

Le Chardenoux e Le Chardenoux-des-prés – Com dois endereços em Paris, Cyril Lignac faz e acontece com sua cozinha de bistrô. Menu de Réveillon a 100 euros por pessoa. Le Chardenoux – 1 rue Jules Valles  – 75011; metrô Faiderbe-Chaligny/linha 8. Le Chardenoux-des-prés – 27 rue du Dragon – 75006; metrô Saint-Germain-des-prés/linha 4.

Brasserie

Le Square Trousseau – localizada em frente à praça de mesmo nome, essa Brasserie vive cheia, não fecha quase nunca e tem pratos para todos os gostos. No dia do Réveillon não trabalharão com menu. 1, rue Antoine Vollon; seg/dom. 8h/2h.

Restaurantes estrelados

Le Quinzième – do Chef Cyril Lignac, tem uma estrela Michelin. Menu de Réveillon 200 euros por pessoa. 14, Rue Cauchy – 75015; metrô Javel – André Citroen/linha 10.

Jean François Piège – outro chef que está com tudo. Tem hotel e uma pâtisserie também. Menu a aprox. 385 euros por pessoa. 79 Rue Saint-Dominique – 75007; metrô La Tour Maubourg/linha 8.
Em hotéis

Mandarin Oriental – O restaurante é o Sur Mesure do estrelado chef Thierry Marx. Menu surprise (best off – 9 plats) 588,00. Após o jantar, há apresentação de uma banda de Jazz  no outro restaurante do hotel, o Camélia, aberto àqueles que jantarem no próprio hotel. 251, Rue Saint-Honoré – 75001; metrô Concorde/linhas 1 e 12.

Shangri-la – jantar no  La Bauhinia (6 pratos – 300 euros) + animação com piano e cantora. O grande atrativo é a vista… mas a festa parece ser algo bem tranquilo. 10, avenue d’Iéna – 75016; metrô Iéna/linha 9.

Baladas

La Bellevilloise –  famoso bar, localizado no popular bairro de Belleville, o local é famoso por acolher apresentações de música latina. Para este Réveillon tem um show previsto para 20h (Quantic, especialista em Cumbia – 45 euros por pessoa) e uma noitada cabaré a partir de 22h (32 euros por pessoa). 19-21, rue Boyer – 75020; metrô Gambetta/linha 3.

Rex Club – balada bem famosa, com DJ. Começa às 23h e vai até às 7h da matina! Ingressos 27,50 euros. 5 Boulevard Poissonnière – 75002; metrô Bonne Nouvelle/linhas 8 e 9.

Le Kong – uma das baladas mais famosas de Paris, fica no último andar de um prédio pertinho da Pont Neuf, com vista para o Sena. Menu de Réveillon 220 euros por pessoa (Jantar sem bebida + balada com DJ). 1 rue du Pont Neuf; metrô Pont Neuf/linha 7.

Duplex – uma das maiores boites de Paris. Jantar + festa a partir de 150 euros. Baile de máscaras: 40 euros. Costuma ser muito, muito lotada.

Jazz

Duc des Lombards – a casa de Jazz mais tradicional e conhecida de Paris. Shows às 20h (à partir de 185 euros com jantar) e 23h30 (à partir de 40 euros). 42 rue des Lombards – 75001; metrô Châtelet/linha 1

Le Baiser Salé – Réveillon latino. Ingressos 30 euros. 58 rue des Lombards – 75001; metrô Châtelet/linha 1.

 

O que mais você precisa saber sobre o Réveillon em Paris

1. Não se tem o costume de vestir branco… ninguém nem sabe o que é isso por aqui. Mas as pessoas se arrumam mesmo, com brilhos e tudo mais. É festa!

2. Restaurantes no geral tem menu fixo, com pratos típicos da época: foie gras, Saint-Jacques (conhecemos como vieira no Brasil), peru e … champagne! Se estiver hospedado em apartamento, considere fazer sua própria ceia com os produtos mais típicos do país. Não irá se arrepender.

3. Muitos restaurantes e bares fecham. Entre o Natal e o Ano Novo há férias escolares de inverno na França e muitos parisienses saem da capital em direção ao interior, especialmente para esquiar. Logo, não pense em “dar uma passada” em algum lugar nesta época, especialmente na noite de Ano Novo. Programe-se. Olhe com antecedência, ligue, reserve. Programação em excesso, acredite, não é demais.

4. O transporte público é gratuito a partir de 17h do dia 31/12. O metrô em Paris funcionará normalmente até 2h15 da matina. Depois deste horário (entre 2h15 e 5h30), apenas algumas linhas (1,2, 4, 6, 9 e 14) e estações ficarão abertas. O mapa anexo (dê download aqui: metro_nouvel-an) ilustra o funcionamento do metrô a partir de 2h15 da matina do dia 01/01/2015. Confira todas as informações no site oficial da RATP (em francês, mas dá pra entender uma boa parte).

4 comentários para “Réveillon em Paris”

  1. Maria da Graça disse:

    Eu quero ir para Paris!!!!

  2. Amanda disse:

    Olá!
    Chego em Paris no dia 01/01 pela manhã… Gostaria de saber se tem o que fazer no dia e a partir de qual dia as lojas abrem normalmente. Precisarei comprar roupas de inverno e não sei se elas voltam a funcionar no dia seguinte!

    Muito obrigada e abraços!

  3. Paulo Gilberto Rosa disse:

    O conceito de virada do ano em Paris teve uma surpresa essr ano 2014/2015. Houve lindos fogos no Arco do Triunfo, o que muda radicalmente o conceito exposto acima.Eu vi…ouvi e adorei.

    • Ruy disse:

      Paulo estive no Arco do Triunfo no dia do réveillon e não vi esses fogos, se bem que estive no horário entre 18 e 20 horas. Passamos a virada na torre e realmente é como se descreve no blog.
      O que estranhei foi a quantidade de balões que as pessoas soltavam na praça é bem próximo da torre. Foram muitos. Será que lá é permitido?
      Abç.

Deixe um comentário