A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Te colore Paris. Você merece.

15 de abril de 2016

Te colore Paris. Você merece. Porque cor é vida. Não precisa esperar que as águas de março fechem  o inverno e faça suas flores se abrirem. Na fila do museu, no metrô, no ônibus ou na porta da escola, do 1e ao 20e arrondissement o preto “pretomina”. Mas preto é preto, não é cor. Faz parte da tristeza visual quando o inverno esconde o sol, as árvores ficam peladas e a grama some. As pessoas vestem preto e ponto.

Quando coloquei pela primeira vez para fora de casa o vestido mais florido que eu trouxe do Brasil, até os olhares mais desatentos deixaram de ser indiferentes, já que estampas e cores são raras na capital parisiense. Então escureci e entristeci meu guarda roupa, mas dentro de mim as cores continuaram a gritar. E continuo a buscar flores, estampas e muitas cores Paris afora. Se eu pudesse, distribuiria roupas coloridas em Paris, pintaria as calçadas e fachadas, faria chover colorido. Chuva não falta; cor, sim.

O gosto pelas cores vibrantes e alegres veio comigo na mala e na alma. É algo que trouxe da infância debaixo do sol quente, no parquinho, na rua ou na piscina, onde cores e sorrisos jamais faltaram. Nos biquinis, na roda, no escorregador. No quarto de adolescente e na bicicleta de rodinha, vermelho sangue. Mesmo tendo mudado de resposta para a infantil questão: qual sua cor preferida? Todas. Gosto de cores. Se unidas, melhor ainda.

As cores que me fazem falta nas ruas de Paris, coloquei para dentro de casa, no papel de parede, nos vasos, nas colchas e cobertores. E nas flores, claro. É por isso que os olhos saltam diante da pequena floricultura da esquina. E aqui tenho meus cantinhos preferidos para garimpar as cores e estampas.

Loulou Adict – louças, toalhas, potinhos, velas e guardanapos com estampas e cores lindas. Piro nos artigos da Rice (foto abaixo), marca dinamarquesa que só tem artigos mega coloridos. 25 rue Keller; tel. + 33 1 49 29 00 61; ter/sex. 11h/14h e 15h/19h e sáb. 11h/19h.

Rice_Loulou addict

Foto: Rice

Les Fleurs – localizada no 11e arrondissement, essa loja é como uma caverna de Ali Baba; dá até tontura de ver tanta coisa! Decoração, mil acessórios, tranqueiras e mais tranqueiras, dessas que amamos! Marcas como a inglesa Orla Kiely e a francesa Mini Labo. Tem duas lojas no 11e arrondissement: 6 passage Josset e 5 rue trousseau.

boutique les fleurs

foto: site Les Fleurs

Baobab – com ar praiano – a marca nasceu no litoral da França, em La Rochelle – tem colchas, almofadas e cobertas em patchwork feitas em algodão indiano estampado, e fabricadas lá mesmo, na Índia. Em Paris, tem uma loja no Marais e outra em Saint-Germain. 18, Rue Saint Croix de la Bretonnerie; ter/sáb.  11/20h e dom e seg. 13/20h; metro Saint-Paul – linha 1.

Rue Quatre vents - 24

Les Touristes – estampas maravilhosas que caem bem tanto nos divertidos robes, túnicas, necessaires e bolsas de veludo, como em almofadas e toalhas de mesa. Fica no Marais: 17, Rue de Blancs-Manteaux, ter/dom: 12/19h, metrô Hôtel de Ville – linha 1.

BHV – A loja de departamento BHV é ótima para papeis de parede e sempre tem diversas opções, mas dá uma certa preguiça de fuçar em tantos catálogos. Vá com tempo e paciência que dá para encontrar muita coisa legal: Canovas, Designers Guild, Osborne & Little (J’adore!) e muito mais. Não há venda online nem pronta entrega. O negócio é encomendar, pagar e esperar de 10 a 15 dias. Acaba não sendo a forma mais prática para quem está só de passagem por Paris. Mas se seu calendário de viagem permitir, vale dar uma passada. A parte de decoração foi toda renovada e também tem muita coisa legal. 52, Rue de Rivoli; seg/sáb. 9h30/20h; qua. até 21h.

Merci – com uma seleção de itens de decoração de babar, a Merci tem uma pequena seleção de papéis de parede, a maioria deles estilo rústico ou insdustrial. 111, Boulevard Beaumarchais; seg/sáb. 10h19h. Fotos: Door Sticker e papel de parede Brooklin – site Merci.

merci 3

Sabre - pratos, bolws, travessas, talheres, toalhas de mesa, aventais e luvas, tudo muito colorido para deixar sua mesa arrumada e descontraída, especialmente em churrascos e refeições ao ar livre. 4, Rue des Quatre Vents, metrô Odeon (linhas 4 e 10).

Sabre tahleres

La Case de Cousin Paul – Essas bolinhas coloridas se espalharam por Paris. Em decoração de apartamentos, sacadas e vitrines de lojas, elas são um charme. E o mais legal é que você pode montar um fio com as cores que quiser! Você pode encontrá-las na BHV. 52, Rue de Rivoli, metrô Hôtel de Ville – linhas 1 e 11.

case cousin paul

Leia também: Eu brocanteio. E você?

 

Deixe um comentário