A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Onde ficar: hotel ou apartamento?

5 de abril de 2011

Frequentemente tenho sugerido aos leitores alugar um apartamento para passar as férias na Europa ao invés de ficar em hotel. No entanto, para muitos a experiência é inédita, o que causa dúvida e até mesmo certo receio, o que é absolutamente natural. Então, quais seriam efetivamente as vantagens e desvantagens ao escolher esta opção? O que realmente deve ser avaliado para que depois não haja arrependimento?

Apartamentoque aluguei em Amsterdam

Em primeiro lugar, é preciso saber que, comparando a diária de um quarto de hotel à do aluguel de um apartamento, este pode ser mais caro. No entanto, trata-se de uma aparente desvantagem, uma vez que, na ponta do lápis, a viagem pode ficar bem mais barata, considerando que parte das refeições em restaurantes caros será substituída por pratos preparados no próprio apartamento.

Depois, é importante lembrar que no apartamento não tem ninguém para arrumar cama, limpar  o banheiro e lavar a louça. Para alguns, isso não é impeditivo. Para outros, é inadmissível ter que exercer algumas atividades domésticas durante as férias, por mais simples que sejam, ainda que por um reduzido período de tempo.

As imobiliárias geralmente dão toda a assistência em caso de problemas ocorridos no apartamento como, por exemplo, um aquecedor que funciona mal, o chuveiro que esquenta demais, entre outros. No entanto, em um hotel basta passar a mão no telefone e alguém que está a apenas alguns andares de distância de você estará disponível para atendê-lo. Bem, ao menos em tese.

Por outro lado, a experiência de ficar num apartamento pode tornar sua viagem inesquecível. Se você gosta de comer e apreciar os produtos locais, poderá ir ao supermercado, à queijaria, à padaria e comprar tudo do bom e do melhor. Desse modo, você pode variar no cardápio, fazer verdadeiros banquetes e, ainda, levar com você o gosto na memória de tudo aquilo que provou.

E para quem prefere avaliar o aspecto financeiro da questão, é bom lembrar que ao fazer algumas refeições em casa, gasta-se bem menos do que se optar por tomar café da manhã em hotel – atualmente na maioria dos hotéis o café da manhã não está incluso no preço da diária – e comer em restaurantes.  Sem dúvida, a redução no custo das refeições pode chegar a 50% em comparação com um restaurante de nível médio.

Agora, a escolha é com você. Basta saber o que procura em uma viagem.

15 comentários para “Onde ficar: hotel ou apartamento?”

  1. katia disse:

    Tem alguma sugestão para apartamento ou hotel bom e barato em Amsterdam? Vou viajar este final de semana com meus filhos (maiores de idade) para Paris para uma temporada de 15 dias mas estamos querendo passar 3 dias em Amsterdam . Obrigada e parabens pelo blog , leio todos os dias tem me ajudaddo a planejar a viagem de meus sonhos…!

    • Clau Gazel disse:

      oi Katia. Infelizmente hospedar-se em Amsterdam é um pouco caro. Gosto do SwissHotel, mas a diária fica em torno de 200 euros. O Ibis é sempre uma opção barata, mas eu não gosto muito da localização. Para apartamentos, o site é este: A-partments . Já fiquei e amei! O apartamento que escolhi era lindo! Perfeito!. Bjs

  2. Gisa disse:

    Oi…
    Bom dia… sempre visito seu blog, qdo o tempo está corrido pelo facebook…
    Estou me preparando para minha primeira viagem para o exterior, no caso escolhi Paris.
    Se vcs puderem me ajudar eu gostaria de saber se o uso do visa travelmoney é bacana? se alguém já usou me passa a dica…
    E outra coisinha, se é comum em Paris aluguel de quarto em paris tipo o easyquarto aqui no Brasil. Um grande abraço… muito obrigado pelas dicas que vcs sempre colocam por aqui….

    • Clau Gazel disse:

      Oi Gisa. Eu suo o travelmoney e acho bom e muito prático!
      Infelismente não tenho nada para indicar para aluguel de quartos.
      Bjs

  3. Luciana disse:

    Olá!
    Estou planejando minha viagem com quase 1 ano de antecedência pois vou sozinha com minha filha de 13 anos. Depois de ler vários posts deste maravilhoso Blog estou praticamente convencida a alugar um apartamento. Você conhece o site: Homelidays (http://www.homelidays.com/PT-Alojamento-Ferias/100_Home/Home.asp)?
    Tenho visto alguns studios baratos na faixa de 300 euros por semana e queria saber se alguém já alugou apês por este site e o que achou? Desde já agradeço.

    • Ola Luciana,
      Eu tb planejo minha viagem a Paris há quase 1ano e ja tive uma experiencia otima em alugar studios , foi em Buenos Aires e foi muito bom…daí qdo chegou a hora de Paris fui eu que acertei tudo com a Hommelidays pois estudo Frances e escrevo bem.
      Escolhi o quartier do Marais e aluguei um studio pela Hommelidays , tratei o tempo inteiro com a proprietaria do studio e fiz um deposito PayPal de uma entrada para assegurar a data da minha estadia!
      Olhe, tive dificuldade em achar algo decente por este preço que vc fala, eu vou pagar mil euros por 13 noites neste bairro que sou apaixonada sem conhecer ainda, mas sei que vou amar!
      Luciana, se vc quiser me contactar, meu email : orquiflora@gmail.com
      Estarei aqui para te ajudar se quiser!
      Bisous
      Patty

    • Clau Gazel disse:

      Oi Luciana. Veja este post. Nele tem os sites que indico para alugar apartamentos; de todos tenho boas referências: Organize sua vinda para Paris.
      Não conheço o Homelidays. Boa viagem!

    • Clau Gazel disse:

      Oi Luciana. Vc já viu os sites de apartamentos que indico? Olhe este post.
      Bjs

  4. Raquel disse:

    Pessoal, alguém conhece o site airbnb.com?
    É possível pesquisar imóveis no mundo todo.

  5. thais disse:

    Clau, vc tem alguma sugestão de hotel em Madri e Barcelona?
    outra pergunta: quanto vc acha que seria ideal para gastar por dia, com direito a jantarzinho de vez em quando?

    beijos Thaís

    • Clau Gazel disse:

      Oi Tha. Um jantar legal aqui em Paris sai algo entre 80/100 euros para o casal. Posso te encaminhar uma lista de restaurantes legais por e-mail.
      A Espanha é mais barata. E o legal de lá é focar nos roteiros de tapas! Olha só esses links: tapas em Madrid e tapas em Barcelona.
      Não fiquei em hotel em nenhuma das duas cidades, mas vou dar uma pesquisada para você.
      Beijos

  6. Renata Lisoni disse:

    Alugamos agora em julho um apto em Paris pela primeira vez e adoramos! Uns amigos nos indicaram o site logos.com
    Aprovado!

  7. Gustavo Tylor disse:

    Tem um site muito bom que eu sempre utilizo que é o http://www.clickhoteis.com.br/Hoteis/
    É interessante de analisar os hoteis que estão realmente com alguma promoção ou comparar os melhores lugares para viajar 😀 Espero ter ajudado, Abraço.

  8. Sofia Pinto disse:

    Outro site também bom para alugar um apartamento do género, ou de qualquer género, é o http://www.homeaway.pt/ dê uma olhada e boa viagem!

  9. Renata disse:

    Oi, eu já usei para aluguel por temporada foi o site http://quickhome.com/, achei super prático outro que uso é o http://www.airbnb.com já fiz duas viagens para Europa alugando apartamento e até agora não tive nenhum problema!!!