A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Guia de compras para chefs e gourmets

16 de junho de 2012

Matéria publicada na Revista Go Where Gastronomia  – Maio 2012 – Ano VIII – N.o 52

A França é, por excelência, a Meca Mundial da gastronomia. O francês passa, em média, mais de duas horas do seu dia à mesa e bebe aproximadamente 60 litros de vinho por ano. Conheçe como ninguém os produtos de seu país e sabe aproveitar os alimentos típicos de cada estação do ano. Não há um francês que não saiba cozinhar… ou nenhum que diga que não saiba. Mas por trás dessa paixão francesa há uma imensa retaguarda – os melhores ingredientes do mundo e utensílios de primeira. E não faltam lugares para encontrá-los em Paris. Vamos às compras?

Para arrasar nos apetrechos

E. Dehillerin – 1001 Utilidades

A loja de artigos de culinária aberta desde 1820 serve chefs do mundo todo. Panelas, frigideiras, formas de bolos, tortas e pães, facas, colheres, espátulas, maçaricos. Se é isso que você procura, esse é o lugar em Paris que você vai amar conhecer. Lá não se encontram marcas comerciais que são vendidas em lojas de departamento para leigos, mas produtos profissionais de marcas tradicionais e de qualidade inquestionável. É o lugar perfeito para adquirir as panelas de cobre dos sonhos.  18-20, Rue Coquilliere; seg/sáb. – 9/18h (apenas às segundas-feira fecha para almoço das 12:30/14h); metrô: Louvre Rivoli (linha 1).

Mora – A casa dos doceiros

Também especializada em utensílios de cozinha, a loja existe desde 1814 e fica no centro de Paris. Nas prateleiras você pode encontrar formas para bolos e biscoitos, corantes, aromatizantes, facas, panelas, frigideiras, saladeiras, guardanapos, sorveteiras e batedeiras profissionais. E se o seu negocio é pâtisserie, prepare-se para enlouquecer; essa é a especialidade da casa. 13, Rue de Montmartre; seg/sex. – 9/18h15 e sáb. 10/13h e 13h45/18h30; metrô Chatelet-Les Halles, saída Rambuteau (linhas 1, 4, 7, 11 e 14).

La Bovida – Marca própria

Assim como a Dehillerin, vendem só o que há de melhor no mercado, como as tradicionais, Mauviel, Le Creuset e De Buyer. Também trabalha com artigos de marca própria: panelas, frigideiras, woks, tábuas de corte, facas, copos, taças, passando por fogões industriais, uniformes e até temperos em embalagens tamanho família. Orgulham-se em dizer que são referência dos profissionais da alimentação. 36, Rue Montmartre; seg/sáb. – 10/19h; metrô Étienne Marcel (linha 4) e 19, Avenue Corentin Cariou; seg/sex. – 8h45/17h45; metrô Conrentin Cariou (linha 7).

La Vaissellerie – A escolher

Tem porcelanas a bons preços e é considerada indispensável quando o assunto é preparar a mesa em grande estilo. O diferencial da La Vaissellerie é que todos os artigos, de pratos de porcelanas a talheres, são vendidos individualmente, o que significa que você não precisa comprar jogos completos. É bem verdade que a disposição de peças é um pouco caótica, seja pelas pilhas de pratos espalhadas pelo chão, seja pela quantidade de clientes. Mesmo assim, vale à pena. São 4 endereços que funcionam de segunda à sábado das 10h às 19h: 85, Rue de Rennes – metrô Saint-Sulpice (linha 4); 80, Bd Haussmann – metrô Opéra (linhas 7 e 8); 79, Rue Saint-Lazare – metrô Saint-Lazare (linhas 3, 12 e 14);  92, Rue Saint-Antoine – metrô Saint-Paul (linha 1).

Para temperar e dar gosto

L’épicerie de Bruno -Bem temperado

Um lugar incrível, com cara e jeito de mercearia à moda antiga, onde você encontra mais de 160 tipos de pimentas, além de ervas aromáticas, chás, baunilhas, sais especiais (como os de Camargue e de l’Ile de Ré), arroz para risotto e chocolates de qualidade superior. O proprietário – Bruno, é claro – oferece excelente atendimento, explicando em detalhes cada um de seus produtos. Destaque para a pimenta Espelette (originária do pais Basco) e o mix para receitas de pain d’épices (cravo, canela, nós moscada e pimenta da Jamaica). 30, Rue Tiquetonne; ter/sáb – 10h30/14h30 e 15h30/19h30; metrô Étienne Marcel ( linha 4).

G. Detou – Tudo e mais um pouco

Fica na mesma rua da L’ épicerie de Bruno. Como o próprio nome diz, lá tem de tudo. Trata-se de um jogo de palavras, pois “J’ai de tout” quer dizer “tenho de tudo” e lê-se exatamente como G. Detou. Os pistaches, amêndoas, castanhas, damascos, peras e outras frutas secas são de encher os olhos. Tem também temperos como mostarda dijon, enlatados como sardinhas e atuns, compotas de frutas, massas, cogumelos, salmão defumado e até trufas. Destaque para a imensa variedade de chocolate e cacau em pó. 58, Rue Tiquetonne; seg./sáb. – 8h30/18h30 – metrô Étienne Marcel ( linha 4).

Grande Epicerie – Até baunilha do Madagascar

Luxuoso supermercado pertencente ao Le Bon Marché, do Grupo Louis Vuitton, tem produtos do mundo todo. O setor de temperos e azeites é fantástico. Aproveite para abastecer a despensa com favas baunilhas vindas do México e de Madagascar.  38, Rue de Sevres; seg./sáb. 8:30/21h; metrô Sevres-Babylone (linhas 10 e 12).

Das Arábias

Les Délices d’Oriente – Aroma inebriante

Empório árabe que tem temperos, pimentas, queijos, coalhada, castanhas e frutas secas. Os damascos e tâmaras suculentos e as azeitonas espalham seu cheiro por toda a loja; experimente as que são curtidas com limão e pimenta vermelha. Os pistache talvez sejam os mais crocantes da cidade. 52, Av. Emile Zola; ter/sáb. 8h30/21h e dom. 8h30/20h30; metrô Charles-Michels (linha 10).

Legumes e verduras dos sonhos

No Marché de l’Alma fica a barraca de Joel Thiébault, “o” mestre verdureiro de Paris, amado pelos chefs de cozinhas mais renomados da Cidade-Luz. Joel se dedica com paixão ao cultivo e prioriza a venda de produtos da estação. Na sua barraca, uma diversidade de cores, formas, perfumes, texturas e sabores. As ervas são vendidas em flor – perfumadas, frescas e lindas, poderiam ir direto para o vaso da sala. Há cenouras brancas e até roxas. Quartas e sábados na Avenue du Président Wilson, no 16º arrondissement de Paris – metrô Iéna (linha 9).

Queijarias

Laurent du Bois -Onde está meu queijo?

O fromager Laurent du Bois já ganhou o prêmio de Meilleur Ouvrier de France. E o que significa isso? Que ele é sumidade no assunto. A Sociedade de Meilleur Ouvrier de France existe desde 1929 e, a cada três anos, escolher os melhores profissionais do país em determinadas categorias, entre elas a queijaria, premiando os artesão que privilegiam o processo de criação e o respeito aos valores e tradições. É preciso dizer mais de Du Bois? Experimente o chèvre frais (queijo de cabra fresco), o comté, o Mont d’Or, o creme de leite vendido à granel e a manteiga bodier, que tem fama de ser a melhor da França. 47, Boulevard Saint Germain – Place Maubert Mutualité; ter/sáb. 8h30/19h30 e dom. 8h30/13h; metrô Maubert-Mutualité – linha 10; 2, Rue de Lourmel – ter/sex. 9h /13h e 16h /19h45, sáb. 8h30/19h45 e dom. 9/13h; metrô Dupleix – linha 6.

Fromagerie Vacroux et Fils – Geleia com fromage

Tem uma variedade imensa de queijos e atendimento excelente. A geleia de cereja à granel é imperdível e vai muito bem com o queijo comté. 5, Rue Daguerre; ter/dom. – 8h30/19h45; metrô Denfert-Rochereau (linha 4).

Peixaria

Daguerre Marée -La Mer

Frutos do mar fresquíssimos, incluindo carangueijos vivos! Peça o camarão mais saboroso e certamente será atendido. Não deixe de provar as gambas (espécie de camarão gigante; cada um chega a pesar 300 grs.) e os langoustines. 9, Rue Daguerre; ter/sáb. – 9/19h e dom. 9/13h, metrô Denfert Rochereau (linha 4).

2 comentários para “Guia de compras para chefs e gourmets”

  1. Facilities disse:

    Incrível….adorei!

  2. […] dos Marchés de Paris. Ruas como a Daguerre e a Moufettard também são passeios bem legais. E leia esta matéria que fiz para a Go Where Gastronomia; tem desde minhas queijarias prediletas até lugares legais para comprar […]