A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Minha casa, minha cara: colcha de tricô colorida!

26 de novembro de 2014

Paris é o paraíso para quem curte tricô, costura, bordado, bijouterias. Foi assim que me interessei por patchwork, e fiz uma colcha toda colorida, com tecidos Liberty (veja neste post). E uma vez dentro deste mundo, é impossível sair dele. E então nasceu o segundo projeto de colcha.

Desta vez, foi uma colcha em tricô na vitrine da La Droguerie que me chamou a atenção: mil cores, como eu adoro, e os mais diversos tipos de pontos. Aí fui aprender tricô numa loja em Montmartre. Lenta que só, canhota e desajeitada, consegui fazer uns 10 dos 50 quadrados que eu precisava. Só em ponto tricô, lógico! Os outros 40, contei com a habilidade da minha mãe e da minha sogra. Lã para cá, lã para lá, desmancha um quadrado, refaz outro, quebra-cabeça de cores e escolha do fio para emendar, Cumprida essas etapas, voilà! Três anos depois, ela está pronta! Atravessou o Oceano Atlântico via Sedex e veio morar em Paris, bem na hora em que o frio chegou!

Colcha de trico colorida_A Viagem Certa5

Colcha de trico colorida_A Viagem Certa1 Colcha de trico colorida_A Viagem Certa2
Colcha de trico colorida_A Viagem Certa3 Colcha de trico colorida_A Viagem Certa4
Colcha de trico colorida_A Viagem Certa6 Colcha de trico colorida_A Viagem Certa7

Colcha de trico colorida_A Viagem Certa8

Detalhes da colcha

Lã 100% (sem adição de fio acrílico, chamada Surnaturelle) comprada na La Droguerie (endereço abaixo). Cada quadrado tem 20cm x 20xcm e foi tricotado em fio duplo. A lã é vendida por peso e custa entre 90 e 100 euros o kilo. Para a colcha toda foi preciso de 1,7 kg de lã.

Endereços em Paris

Chatmaille: fica em Montmartre e foi lá que aprendi a tricotar. Especializada em lãs, tem marcas diferentes (p. ex. a espanhola Katia) e preço bom também. Oferece aulas de tricô. 2, Rue Cazotte; ter/sáb. 11h/18h30.

La Droguerie: é a minha preferida para lãs, pois é a que tem maior variedade. Tem lãs de todas as cores, tipos e preços. Também tem os tecidos Liberty. Os livros com receitas que misturam tecidos e lã ou linha são de babar! 9, rue du Jour; seg. 14h/18h45 e ter/sáb. 10h30/18h45.

3 comentários para “Minha casa, minha cara: colcha de tricô colorida!”

  1. […] Depois de brocantear (Eu brocanteio, e você?), minhas mãos andam coçando para costurar e fazer outras estripulias pela casa. E hoje foi dia de correria atrás de tecidos. Como na época em que eu frequentava um atelier delicioso pertinho do Canal Saint-Martin, onde fiz minha colcha de patchwork. A danada demorou 6 meses para ficar pronta, mas como ficou linda, do jeitinho que eu queria.Depois foi a hora da colcha de tricô que, com ajuda da mãe e da sogra, ficou o máximo (veja aqui). […]

  2. ARLETE M LUZ disse:

    BOA TARDE! FIZ OS QUADRADINHOS PARA A MANTA AGORA QUERO SABER COMO EMENDA. PODERIA ME AJUDAR ENSINANDO COMO FAÇO PARA UNIR OS QUADRADINHOS. ABRAÇO! ARLETE!

    • Clau Gazel disse:

      Oi Arlete. Quem emendou foi minha mãe… rs. ela fez em crochê! Bjs!