A Viagem Certa - Tem coisa melhor do que falar sobre a viagem? Só a própria viagem!

O BLOG INDEPENDENTE COM AS MELHORES DICAS DE PARIS: AS QUE NÃO ESTÃO EM TODOS OS GUIAS

Fondation Louis Vuitton de Paris

6 de fevereiro de 2015

Inaugurada ao público em 27 de outubro de 2014, a Fondation Louis Vuitton é fruto de um antigo desejo de Bernard Arnault, proprietário e presidente do Grupo LVMH. Em 2001 Arnault visita o Museu Guggenheim de Bilbao e conhece o pai do tão bem sucedido projeto, o arquiteto Franck Gehry. Mas foi apenas em 2006 que, com a contratação de Gehry, o grupo LVMH decide dar um passo importante no que se refere à promoção da arte contemporânea. Embora totalmente financiada com recursos provenientes da iniciativa privada, a Fundação contou com o pode público francês no que se refere ao local de construção da mesma; estando em terreno público, foi indispensável uma permissão de construção/ocupação especial. O gigante de 11 700 m2 e mais de 40 metros de altura localiza-se dentro do Bois de Boulogne, nas imediações do Jardin d’Acclimatation, que data de 1860. Um local histórico que, com a construção da fundação, reúne passado, presente e futuro.

O prédio que levou mais de 6 anos e meio para ser finalizado, reúne técnicas inovadoras, jamais antes testadas pelo seu criador ou quem quer que seja. Madeira, metal, cimento fazem parte da composição, mas é sobretudo o vidro seu principal elemento, que agregou ao imóvel o efeito desejado pelo arquiteto: recebendo toda a luz natural, o edifício, misturado às nuvens, se perde no céu de Paris. São 13.500 m2 de vidro, área composta por 3.600 placas, todas elas feitas sob medida – cuidado indispensável para se manter a leveza das curvas do desenho concebido pelo arquiteto. Um projeto único, emblemático e audacioso. Além da coleção permanente de obras de arte e da programação de shows e espetáculos, a Fundação Louis Vuitton abriga exposições temporárias. No entanto, é preciso enfatizar: a arquitetura do local já faz valer a visita!

Neste momento é possível conferir diversas as instalações de Olafur Eliasson na fantástica e surpreendente exposição denominada Contact que, num show de luzes, sombras e movimentos, convida o visitante às mais diversas sensações.

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa4

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa1

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa3

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa8

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa6

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa5

Fondation Louis Vuitton_A Viagem Certa7

Fondation Louis Vuitton _ A Viagem Certa1

Fondation Louis Vuitton _A Viagem Certa2

Fondation Louis Vuitton _ A Viagem Certa3

Fondation Louis Vuitton _ A Viagem Certa2

Fondation Louis Vuitton _A Viagem Certa1

Anote: Fondation Louis Vuitton – 8, Avenue du Mahatma Gandhi – Bois de Boulogne – metrô Les Sablons, linha 1; seg, qua. e qui. 11h/19h; sex. 12h/23h; sáb/dom. 11h/20h; ingressos 14 euros.

2 comentários para “Fondation Louis Vuitton de Paris”

  1. Milena disse:

    Nossa, muito legal! Que arquitetura incrível!

    Assim como você eu sou apaixonada por viagens, por isso comecei essa semana um blog contando minha experiência.

    http://bemviajada.com.br

    Espero que você goste 🙂

  2. Maithe Rocha disse:

    Arquitetura impressionante, muito bom gosto, irei visitar na minha próxima viagem